tag:blogger.com,1999:blog-2519637786953907425.post4908618564950254961..comments2023-06-02T06:50:41.259-03:00Comments on Blog </>. André Varga: O Futuro da Administração - Gary HamelUnknownnoreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-2519637786953907425.post-55133360677562662092012-03-21T00:44:49.140-03:002012-03-21T00:44:49.140-03:00Bacana.
Interessei-me. Tem algum link para pesquis...Bacana.<br />Interessei-me. Tem algum link para pesquisar e saber mais?<br />Grato pelo comentário e dica.<br />Abraço.<br />:)<br />< / >.André Vargahttps://www.blogger.com/profile/15070598600474215588noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2519637786953907425.post-18920633063020574672012-03-21T00:43:50.842-03:002012-03-21T00:43:50.842-03:00Sem dúvida que o tema comporta contrapontos. Bem c...Sem dúvida que o tema comporta contrapontos. Bem colocado.<br />De fato mtas empresas acabam buscando a "inovação-cega", apenas pelo fato de inovar, ou vago afã de fugir da inovação da concorrência. O que Hamel defende, sem dúvida é a inovação consciente, evolutiva. Mais que isso, é incutir na CULTURA da empresa a cultura da inovação e não da reação. Sem dúvida que em muitos setores e indústrias, as inovações, principalmente em Modelos de Negócios são mais lentas. Conforme vc coloca, a própria indústria automobilística respeita seu próprio ritmo. Mas métodos de produção hoje são apenas PARTE do negócio. Parte muito importante, sem dúvida, mas não a parte mais importante. Durante décadas o Sistema Toyota de Produção lhe conferiu diferenciação competitiva suficiente para colocá-la no topo do mercado. Diferenciação essa que já não é suficiente para lá mantê-la... hoje. Mas igual passou, um período antes, qdo as gigantes norte-americanas foram "surpreendidas" pelo lean nipônico e reagiram tarde demais. Vejamos o que a Tata está fazendo com o Nano. Evidentemente que o produto, como pioneiro tem suas deficiências, mas está inaugurando um novo tipo de negócio e mercado: automóveis super-baratos para a base da pirâmide social. Além disso, para viabilizar o baixo custo, a Tata está mudando seu modelo de negócio para uma produção pré-vendida, com fila de inscrição para se obter quase que o direito de comprar um Nano. Isso é capaz de mudar paradigmas no mercado automotivo a médio prazos. <br />Igual fenômeno ocorreu na bancarização, qdo o Mohamad Yunus inventou o banco dos miseráveis de Bangladesh e o "produto" microcrédito, hoje tão amplamente difundido na América Latina e que não necessita dos altos custos fixos de agência e funcionários. O próximo passo vai ser a bancarização móvel, que no final requer pouca inovação tecnológica. É imensa a população mundial sem acesso a serviços bancários, que se oferecidos a custos baixos, qdo não inexistentes passarão a contar com esse tipo de serviço. Isso sem dúvida afeta o mercado dos bancos "tradicionais", que convenhamos já tomaram uma bela pancada com a última crise, em um mercado que eles dominavam.<br />Outro exemplo clássico em que a inovação foi negligenciada foi o caso Kodak. <br />Mas note que o livro trata de inovação em GESTÃO. A forma em que as Empresas gerenciam os processos, mas acima de tudo PESSOAS. Métodos produtivos e tecnologias hoje são relativamente fáceis de se copiar. Culturas e Valores não.<br />Nas próximas semanas pretendo publicar mais a fundo sobre as 3 empresas que Hamel analisou: Whole Foods, WL Gore e Google. Depois de escrever o livro, Hamel tbem incluiu a HCLT em sua lista. Enqto não posto os 3 casos, vale uma visita à video-aula (link acima no post), que Hamel sem dúvida explica mto melhor que eu o tema. E tbem o caso da HCLT que virou livro do próprio CEO: http://bit.ly/ni92Qe <br /><br />Repito, seus argumentos são todos válidos.<br />Mas o livro não trata das inovações "comuns" (se é que isso existe!), mas da próxima Revolução que vém por ai: a da Administração. E ai sim, a Empresa que não a identificar em tempo, pode ter o sistema produtivo mais moderno, que não vai conseguir competir. Não por falta de demanda, mas por falta de mão-de-obra e talentos. Os bons já estarão trabalhando nas Empresas no "novo modelo de gestão". Essa é a questão do livro.<br /><br />Bem. Espero que tenha ajudado a esclarecer... e não complicar.<br />Blz?<br />Grato mais uma vez pelos comentários.<br />Forte abraço.<br />:)<br />< / >.André Vargahttps://www.blogger.com/profile/15070598600474215588noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2519637786953907425.post-62217314950802028612012-03-20T20:04:32.186-03:002012-03-20T20:04:32.186-03:00Leiam como o Salvador Arena administrava a sua emp...Leiam como o Salvador Arena administrava a sua empresa, a Termomecânica........Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2519637786953907425.post-86183552681357741702012-03-20T08:45:58.771-03:002012-03-20T08:45:58.771-03:00Bacana o tema. Porém gostaria de colocar dois cont...Bacana o tema. Porém gostaria de colocar dois contrapontos pois é preciso analisar os temas sob várias óticas.<br />Hoje inovar parece ser obrigatório mas, nem sempre isso é possível (vide a teoria dos paradigmas). Muitas vezes no anseio de inovar a qualquer custo cria-se modelos não sustentáveis, bem melhor seria evoluir (a diferença entre a lebre e a tartaruga).<br />E, também, é preciso cuidado ao julgar os modelos de administração correntes. Só pelo fato de serem seculares não quer dizer que não funcionem, e bem. A coqueluche do momento em administração industrial é o Lean Manufacturing que tem origem no Sistema Toyota de Produção, datado do final da 2ª Guerra Mundial, que por sua vez é uma evolução no modelo Ford/Taylorista do ínicio do seculo passado.Varga, seu irmãohttp://br.linkedin.com/pub/antal-varga/32/39b/794noreply@blogger.com