O designer brasileiro Fred Gelli fechou o segundo dia de Expomanagement 2012 falando sobre 'Como criar Relações Sustentáveis entre Pessoas e Marcas'.
Fred buscou em toda sua explanação fazer paralelos entre o design da Natureza e o design das Marcas, reforçando que a Natureza é fonte de inspiração para novos negócios. Gelli lembrou-nos o quanto a seleção natural nos Negócios é impiedosa, mas diferente do mundo dos negócios, a Natureza é cíclica e eficiente, não tolera desperdício. Diferente do Homem e o mundo dos Negócios, já que o Homem é linear e desperdiçador. Na história do Universo, somos uma espécie muito recente, muito jovem, porém altamente letal para as demais espécies: se continuarmos a consumir no ritmo de hoje, serão necessárias em algumas décadas 3,5 planetas Terra para suprir-nos.
Gelli lembrou de seus primeiros anos de formação dizendo que o designer não sabe nada a fundo - e nem deve - mas deve conhecer quem saiba e saber "juntar as coisas".
Pois bem. Fred Gelli reforçou os argumentos de Michael Porter e Stuart Hart sobre a solução para a Sustentabilidade vir justamente das necessidades e da base da pirâmide, mas que as Empresas apenas criarem Deptos e Programas de Sustentabilidade não resolve nada. O que as Empresas precisam fazer é realinharem suas Missões, Visões e Valores para Causas Ambientais e Sociais, e portanto suas Marcas também precisam representar essas causas, o que ele chama de 'Marca Viva'.
Segundo Gelli, essa transformação segue um ciclo:
. Tripple Bottom Line -> DNA da Empresa -> Causa -> Marca Integral -> Marca Viva
Um bom exemplo que ele citou foi da Coca-cola e o programa Colalife na África.
A empresa aproveita seu excelente canal logístico para distribuir soro para combater desidratação na África. E a solução é super simples: as embalagens plásticas foram desenvolvidas de modo que seu design as faz encaixar perfeitamente entre as garrafas de Coca-cola no engradado. Ou seja, nenhum custo logístico adicional é necessário, e portanto para todo ponto alcançado por uma Coca-cola pode e é alcançado pela distribuição de soro anti-desidratação. A mesma solução pode ser usada para remédios, etc.
O vídeo abaixo ajuda explicar o conceito do design 'AidPod':
Saiba mais sobre Fred Gelli no site de sua agência, a Tátil.
Acompanhe a cobertura das demais palestras da ExpoManagement 2012 aqui.
Fred buscou em toda sua explanação fazer paralelos entre o design da Natureza e o design das Marcas, reforçando que a Natureza é fonte de inspiração para novos negócios. Gelli lembrou-nos o quanto a seleção natural nos Negócios é impiedosa, mas diferente do mundo dos negócios, a Natureza é cíclica e eficiente, não tolera desperdício. Diferente do Homem e o mundo dos Negócios, já que o Homem é linear e desperdiçador. Na história do Universo, somos uma espécie muito recente, muito jovem, porém altamente letal para as demais espécies: se continuarmos a consumir no ritmo de hoje, serão necessárias em algumas décadas 3,5 planetas Terra para suprir-nos.
Gelli lembrou de seus primeiros anos de formação dizendo que o designer não sabe nada a fundo - e nem deve - mas deve conhecer quem saiba e saber "juntar as coisas".
Pois bem. Fred Gelli reforçou os argumentos de Michael Porter e Stuart Hart sobre a solução para a Sustentabilidade vir justamente das necessidades e da base da pirâmide, mas que as Empresas apenas criarem Deptos e Programas de Sustentabilidade não resolve nada. O que as Empresas precisam fazer é realinharem suas Missões, Visões e Valores para Causas Ambientais e Sociais, e portanto suas Marcas também precisam representar essas causas, o que ele chama de 'Marca Viva'.
Segundo Gelli, essa transformação segue um ciclo:
. Tripple Bottom Line -> DNA da Empresa -> Causa -> Marca Integral -> Marca Viva
Um bom exemplo que ele citou foi da Coca-cola e o programa Colalife na África.
O vídeo abaixo ajuda explicar o conceito do design 'AidPod':
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