Totalmente ligado aos temas Big Data e Internet das Coisas, Regis McKenna, visionário do Vale do Silício, falou na ExpoManagement 2013 sobre a Convergência Marketing - Tecnologia da Informação (TI).
Sendo os produtos ou serviços digitais ou não, cada vez mais está possível "medir" dados e transmiti-los. A Internet das Coisas irá permitir isso de uma forma nunca vista antes. E essa enorme quantidade de dados (Big Data), permitirá também análises que melhor nortearão as decisões das empresas quanto a que estratégia seguirem. Isso fará com que os analistas de números em Marketing terão cada vez mais importância no trabalho de estratégia.
Regis McKenna lembra-nos do início da TV, que do lado do Marketing tinha o intuito de enviar a mensagem (broadcast) e mudar o comportamento das pessoas, em relação ao consumo. A Internet também foi capaz de fazer isso, e agora o Mobile, Midias Sociais, Cloud e Big Data trarão mais mudanças de hábitos nos consumidores. Hoje as redes sociais já não são mais coisa apenas de jovens, no Twitter, exemplifica McKenna, a média etária é na casa dos 40 anos e justamente a faixa dos 55~65 que mais cresce entre os assinantes.
A internet e a tecnologia digital está transformando o Marketing: do Transacional para o Interativo.
A lei de Moore, a crise da Mídia Impressa, os Sistemas de Decisão em tempo Real estão fazendo o Marketing "sumir nas nuvens". Cada vez mais atividades de Marketing dependem mais dos times de TI. Um ótimo exemplo é o caso da eleição de Obama, não apenas com uma campanha altamente embasada em mídias sociais, mas em análise estatística para definição e reorientação de estratégias e decisões em tempo real.
Os CMO (Chief Marketing Officers) precisam mudar a forma de operar Marketing, suas habilidades, seus parceiros, orientando-os no sentido do Digital. Os CMOs estão se desatualizando e ficando despreparados para os desafios da convergência do TI para dentro do Marketing.
Todas as indústrias, digitais ou não, migrarão aos poucos para o Marketing Interativo (não mais Transacional). Cada novo tipo de equipamento móvel vira uma janela de relacionamento com consumidores.
Evidentemente que muitos são os problemas a serem resolvidos nessa convergência: privacidade, segurança, custo, complexidade, curva de aprendizado, mas acima de tudo, a aliança CMO - CIO é fundamental para o sucesso dessa convergência.
A mensagem final é que, até aqui, em certo ponto, Marketing usava muitos dados tratados por TI, mas de agora em diante, dominar ferramentas de TI, saber quais as melhores tecnologias para obtenção de dados relevantes e sobretudo como tratá-los passa a ganhar mais importância e relevância nos currículos de Marketing. As duas áreas: Marketing e TI vão convergir cada vez mais. E os profissionais de ambas áreas que não se derem conta disso ou não souberem adaptar-se, perderão uma oportunidade imensa.
Definitivamente, segundo McKenna, Marketing não pode mais ignorar a importância de TI nas suas atividades.
Interessante o reflexo disso nas pessoas, os profissionais. Marketing e TI são departamentos normalmente compostos por tipos humanos distintos.
Fica a pergunta: então os futuros profissionais de Marketing vão ser mais Geeks?
Confira a cobertura das demais palestras da ExpoManagement aqui.
Confira a cobertura das demais palestras da ExpoManagement aqui.
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