O Código da Liderança - Dave Ulrich, Norm Smallwood & Kate Sweetman

Título: O Código da Liderança
Autor: Dave Ulrich, Norm Smallwood & Kate Sweetman
Tradução de: The Lidership Code
Editora: Best Seller
Ano: 2009
Páginas: 186
ISBN/EAN: 9-788576-843207
Avaliação < / >. :
 ««««

Liderança faz a diferença. Isso é indiscutível. 

Reconhecer uma boa Liderança é fácil. O sucesso de um Líder é medido pela sua capacidade de "fazer os outros fazerem" da maneira correta.

Mas o que torna um Líder eficaz?

Enormes são as listas de atributos ou feitos exemplificadores por ai.
Para resumir de forma clara e breve, os estudos, modelos, instrumentos e processos que existem, os autores - Ulrich, Smallwood & Sweetman - estudiosos de Administração de Pessoas, organizaram 5 "regras" essenciais para uma Liderança Eficaz em um "Código da Liderança".




Lembre-se que normalmente regras norteiam a conduta, mas não a ensinam, como um Código de Trânsito estabelece os limites de segurança no trânsito, mas não ensina a pegar um carro e dirigir.




Se tomarmos 2 focos da Liderança: prazo (curto x logo) e contexto (a Organização x os Indivíduos), temos 4 combinações básicas.

Pois bem, os autores propõe um conjunto de 4 regras, uma para cada escopo acima e uma 5a. voltada à capacitação própria do Líder. As 5 regras são:

1. Prepare o Futuro (Líder Estrategista)
(foco na Organização em longo prazo)
Tenha pontos-de-vista sobre o futuro. Pense e aja segundo uma visão estratégica centrada no cliente. Crie "tração" estratégica em toda a Organização. Comunique-se por meio de histórias sobre estratégia.

2. Faça Acontecer (Líder Executor)
(foco na Organização em curto prazo)
Faça acontecer, principalmente as Mudanças. Siga um protocolo de decisão. Preste contas. Forme equipes. Garanta a competência técnica do time.

3. Engaje os Talentos (Líder Gestor de Talentos)
(foco nos Indivíduos em curto prazo)
Treine os outros. Não apenas a sua Equipe, mas qualquer um a quem o seu talento possa ser útil. Comunique-se bem. Ajude a desenvolver a competência dos outros e obtenha em contrapartida o compromisso e a contribuição deles. 

4. Forme a Próxima Geração (Líder Desenvolvedor de Capital Humano)
(foco nos Indivíduos em longo prazo)
Conceda autonomia. Gerencie a carreira da sua Equipe. Mapeie sua força de trabalho. Ajude os outros criarem suas próprias "marcas pessoais" como profissionais. Avalie sistematicamente os futuros talentos.

5. Invista em Você
(foco em sua preparação e capacitação)
Muito importante! Crie sua "marca pessoal" de liderança. Preserve-se fisicamente. Desenvolva sua agilidade intelectual. Crie reservas emocionais. Construa redes sociais. E acima de tudo: tenha um forte Código Moral.


Reflita um pouco. Você conhece muita gente boa em cada uma dessas áreas/atributos. Mas certamente conhece pouca gente que seja um "conjunto da obra", com bons expoentes nas 5 regras.


Bom. Até aí "tá bonito". Bem hermético, cheio de termos bonitos e genéricos de "erreaguês" e "estrategiquês". Até parece discurso de chefe quando quer justificar porque não te promoveu ou não te deu aumento (não é mesmo?).


Mas... como fazer isso "acontecer" no ponto-de-vista prático?


E aí é que está a contribuição positiva desse livro. Ele tem uma série de testes e ferramentas de diagnóstico superpráticas que permitem Gestores se auto-avaliarem e profissionais de RH avaliarem seus executivos. Um ponto muito interessante e extremamente relevante é que quanto mais ascende na carreira o executivo, menos capacidades técnicas lhe são exigidas e mais de gestão, principalmente de Pessoas e como "fazê-las fazer", ou seja, liderar. O segundo ponto é que é praticamente impossível encontrar um executivo que seja "nota 10" nos 4 campos citados. 


Então como fazer?


Segundo os autores, utilizando as ferramentas de diagnóstico do livro pode-se determinar em que grau o profissional está em cada uma das 4 áreas. Evidentemente que, se galgou algumas posições na hierarquia, deve ser muito boa (ou excelente) em UMA delas. O foco de trabalho então é verificar em que grau está nas 3 outras e buscar aperfeiçoar-se ao menos para alcançar um nível MÍNIMO nelas. Pois de fato, a natureza humana não permite que características básicas de personalidade possam ser facilmente alteradas. Estilo de liderança é uma delas. O profissional vai seguir sendo muito bom ou excelente naquela das 4 áreas que sempre foi bom. Ingenuidade achar que o executivo possa, de uma hora para outra, tornar-se referência nas demais áreas, mas chegar a um nível mínimo de performance é perfeitamente alcançável.


Enfim, uma fácil leitura. Excelente ferramenta de autoconhecimento e diagnóstico para quem busca posições de liderança ou para profissionais de RH que tenham como responsabilidade desenvolver a Liderança em sua Organização.

Dave Ulrich expos esses princípios em sua palestra no ExpoManagement, confira aqui.
Ele está também entre os '50 Pensadores mais Influentes de 2011' segundo o 'Thinkers50'.

Veja mais nos sites e twitter dos autores:
. Kate Sweetman: @katesweetman

J < / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)