O Poder do Hábito - Charles Duhigg

   
Título: O Poder do Hábito
Autor: Charles Duhigg
Tradução de: The Power of Habit
Editora: Objetiva
Ano: 2012
Páginas: 408
ISBN/EAN: 9-788539-004119

Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios?
Como surgem os hábitos? Como criar bons hábitos?
E o mais importante, como nos livrarmos dos maus hábitos?

Intrigado sobre a formação de nossos hábitos, o jornalista de negócios do New York Times Charles Duhigg começou a investigar o assunto que culminou no best seller 'O Poder do Hábito'.

Estudos sobre Comportamento Humano sempre me fascinaram e depois de ler Charles Duhigg posso tranquilamente colocá-lo junto a Daniel Pink, Dan Ariely, Chip e Dan Heath, Steven Levitt e Martin Lindstrom como um rol de ótimas referências no tema.

E se você gosta dos autores acima não tem como não se entreter também com 'O Poder do Hábito'.

Segundo Duhigg, nosso cérebro está programado para a otimização. O raciocínio e o pensar consomem muita energia e tempo. Quando o cérebro percebe um padrão repetir-se, passa a automatizar a ação sem pensar, transformando-a em rotina, armazenando-a em outra parte do cérebro, para que a parte do raciocínio possa dedicar-se à outras atividades. Assim, não raciocinamos mais ao andarmos de bicicleta, digitarmos, escrevermos, praticarmos qualquer atividade motora repetitiva. A ação torna-se um hábito. Não pensamos para executá-la. Apenas a executamos após um estímulo que aprendemos a relacionar à ação. Dessa forma o cérebro economiza energia e tempo.

Portanto da mesma forma que o cérebro aprende bons hábitos também é capaz de aprender os maus, os que podem a médio e longo prazos ser nos prejudiciais.

Mas o que faz algo virar um hábito ou não? Como criar então bons hábitos e como livrar-se dos maus?

Acessando centenas de estudos neurológicos e psicológicos, Duhigg compreendeu que existe um ciclo de criação de um hábito, o Loop do Hábito, composto de 3 elementos essenciais: 

. Deixa ou Gatilho
. Rotina (o Hábito em si)
. Recompensa


A Regra de Ouro da Mudança de Hábitos
Portanto para alterar um hábito é necessário primeiro identificar o real gatilho ou deixa que desencadeia a rotina que queremos mudar. Essa tarefa sem dúvida não é fácil, pois nem sempre esse gatilho é tão obvio ou vinculado diretamente à rotina.
Um vez descoberto o gatilho, é necessário identificar a recompensa que sempre associamos à rotina desencadeada pelo gatilho. Novamente, nem sempre a recompensa é tão óbvia ou diretamente ligada à rotina.

The Power of Habit: Why We Do What We Do in Life and BusinessPois bem, segundo Duhigg, para mudarmos o hábito, o gatilho e a recompensa não podem ser alteradas. Devem ser mantidas, até porque já se automatizaram em nosso cérebro. Mas usando a mesma combinação de gatilho-recompensa, devemos introduzir racionalmente, propositalmente uma Rotina diferente, não maléfica, mas que traga a mesma recompensa.

Charles Duhigg explica usando um exemplo próprio. Notou que diariamente no meio da tarde, entendiado ou cansado, levantava-se de sua mesa de trabalho e ia à cafeteria para tomar e comer alguma guloseima. Satisfeito voltava a trabalhar. O problema é que o hábito lhe trouxe uns quilinhos a mais. Estudando o processo deu-se conta que na verdade não era alimento que buscava, mas quebrar o tédio ou cansaço com socialização da cafeteria. Portanto usando a mesma dica (cansaço ou horário na tarde) para fazer outra rotina: Buscava um café ou outra bebida, mas ao invés de comer alguma guloseima, visitava a mesa de algum colega e batia um papo descontraído. Logo percebeu que voltava à sua mesa sem fome e satisfeito. 

Note que a recompensa não tinha nada a ver com o consumo de alimento mas de socialização. E para descobrir a real Dica e a real Recompensa, Duhigg fez inúmeros testes mudando a recompensa (alimentos diferentes, visitar a cafeteria em horário vazio, etc). até concluir sua descoberta.

Hábitos alimentares, roer unhas, tabagismo e alcoolismo enquadram-se perfeitamente na regra de Duhigg, obviamente que em um grau de complexidade maior no entendimento das Dicas e principalmente das Recompensas. Mas é sabido o quanto a mudança das rotinas é essencial para o tratamento desses maus hábitos. Os 12 passos dos Alcoólicos Anônimos tem muito de substituição de rotinas.


Uma outra forma de explorar o mesmo conceito é o combate ao esquecimento. Muitas pessoas fazem isso (confesso eu também). Para garantir não esquecer de fazer algo, "plantam" um gatilho visual para lembrarem: um objeto deixado na mesa da sala para lembrar de levá-lo consigo na viagem, um objeto deixado fora do lugar para lembrá-lo de fazer algo, etc. Isso evidentemente funciona melhor com pessoas mais visuais. 

O livro é super bem escrito, rico com exemplos e esquemas gráficos. Duhigg descreve inúmeras pesquisas que chegaram a descobertas científicas que embasam sua análise.

Além disso ilustra casos de uso desse conceito por empresas como Alcoa e Starbucks para incutir hábitos benéficos em suas organizações ou mesmo para gerar vendas, como McDonalds e Target.

Charles Duhigg encerra o livro com um guia rápido, uma 'receita de bolo', 4 passos para mudar hábitos:

1. Identifique a Rotina 
Essa é fácil, é o que você quer mudar.

2. Experimente com Recompensas 
Ao sentir o impulso, busque uma recompensa diferente e anote as 3 primeiras coisas que vem à sua mente. Tente depois com 4 ou 5 recompensas diferentes.
Programe um alarme para 15 depois da recompensa. Se ainda sentir vontade pela recompensa é que esta recompensa não funcionou. Se passar a vontade, bingo.

3. Isole a Deixa
Toda Deixa se enquadra em uma das 5 categorias: Lugar, Hora, Estado Emocional, Outras Pessoas ou Ação imediatamente anterior. Toda vez que a vontade bater, anote as 5 coisas acima. depois de alguns dias você vai notar um padrão. Algum dos 5 (pode ser mais de um) vai se repetir: você achou a Deixa.

4. Tenha um Plano
Sabendo da Recompensa, planeje um hábito benéfico que possa levar à mesma Recompensa do mau hábito. Teste-o.

Obviamente alguns hábitos são mais difícies de mudar que outros, mas todos seguem essa mecânica.

O vídeo abaixo (legendado), ajuda a explicar um pouco a ideia principal de Duhigg:

Não à toa, 'O Poder do Hábito' foi indicado entre os Melhores Livros de Negócios de 2012 pelo Amazon e pela FastCompany.

Saiba mais sobre o Autor no site dele.

Excelente dica de leitura. Recomendo muito.

< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)