Título: SEO Made Simple
( Strategies for Dominating the World´s Largest Search Engine )
Autor: Michael Fleischner
Editora: Create Space
Ano: 2009
Páginas: 106
ISBN/EAN: 9-781442-169203
"SEO Simplificado: Estratégias para Dominar o maior Buscador do Mundo." (tradução livre).
Ainda sem versão em português (setembro/2010), um excelente livro para iniciantes (como eu!) no assunto - SEO (Search Engine Optimization) - Otimização (de sites) para Buscadores.
Algumas palavrinhas sobre SEO
A inclusão digital e o crescimento da penetração da internet na população fazem cada vez mais com que pessoas juridicas e físicas busquem seu "lugar ao sol" no mundo virtual. No longo prazo, quem não estiver na internet e não tiver papel ativo nela, infelizmente será considerado um cidadão de 2a categoria. Quase que se não possuir um site, um blog, um dominio que seja, seria como se não tivesse um RG nesse "cibermundo". Isso desencadeou entre os que já tem seu site, seja institucional, loja virtual, blog, etc., a necessidade de competir para ser "encontrado". Isso tem dado aos Buscadores - sites de busca como o Google, Yahoo, Bing e tantos outros - poder para direcionar o tráfego de internautas para determinados sites. Cada buscador tem seus parâmetros e métodos para considerar um site mais relevante que outro. Portanto, para serem "achados" pelos buscadores com mais facilidade os sites estão alterando suas arquiteturas dentro de um conceito de Otimização para Busca, o tal SEO em inglês.
Sobre o Livro
Junto com o recém publicado "PPC made Simple" - algo como "Pay-per-click Simplificado" - forma a dupla de livros de Michael Fleischner sobre como melhorar a performance de um site nas buscas do Google, o maior buscador mundial, seja otimizando-o internamente, seja criando links de outros sites, seja pagando anuncios (pay-per click).
É relevante a quantidade de opções gratuitas ou de baixo custo para otimizar a arquitetura de um site para torná-lo mais facilmente "achavél" pela máquina de busca do Google.
Fleischner divide o livro basicamente em duas partes: otimização no próprio site (On-page optimization) e otimizações na popularidade do seu site (Off-page optimization)
Vamos às principais idéias do Livro.
Otimizações "On-page":
. certifique-se de incuir suas palavras-chave entre os meta-tags.
. cuidado ao selecionar sua URL. Tem de fazer sentido com as palavras-chave.
. confira se o HTML está correto (W3C).
. nomes das imagens devem ser completos e ter relação com as palavras-chave.
. as palavras-chave devem aparecer entre as 25 primeiras e as 25 últimas de cada página.
. use itálico, negrito e sublinhado para destacar palavras-chave.
. elimine arquivos em Flash.
. use o mínimo possível de Java.
. tenha sempre o mapa do site atualizado (isso ajuda o Googlebot a navegar).
. pesquise palavras-chave e use as menos competitivas.
Otimizações "Off-page":
. ao desenvolver links externos, lembre-se que links de uma via (para seu site) valem mais que os de duas vias. E que links valem pelo PageRank do site de origem. Portanto um único link de um site com bom PageRank vale mais que inúmeros links de PageRank ínfimos. Não abuse dos links recíprocos (de duas vias), principalmente se o PageRank "barganhado" não for maior que o do seu site. "Qualidade atrai qualidade".
. certifique-se de ter as palavras-chave escritas no link externo.
. pesquise os concorrentes, principalmente os de PageRank maior. Veja quem dá link para o site do concorrente.
. adicione marcadores de sites sociais em seu site, para que os vistantes possam não apenas marcar seu site/matéria, mas encaminhar e dividir com mais pessoas.
. distribua matérias-notícias para a mídia com links para seu site.
. tenha um blog com link para seu site.
Enfim, o livro é muito bom no que se propõe ser: direto, simples e claro. Uma ótima referência para quem precisa saber de SEO mas tem baixos conhecimentos como programador.
Saiba mais sobre o autor no blog dele: http://marketing-expert.blogspot.com/
(em inglês)
< / >.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)