Freakonomics - Steven Levitt & Stephen Dubner

Título: Freakonomics
Autor: Steven Levitt & Stephen Dubner
Editora: Elsevier
Ano: 2005
Páginas: 360
ISBN/EAN: 9-788535-215042

Surpreendente!
Escrito em 2005 e depois revisado e ampliando em 2007, Freakonomics (algo como "Economia Excêntrica") traz uma receita de sucesso para um livro sobre atualidades e assuntos controversos: temas cativantes do dia-a-dia e narrativa bem feita. 


Os autores - Steven Levitt e Stephen Dubner, juntos, conseguiram esse intento. Levitt, jovem economista premiado teve as idéias, o conteúdo. Dubner, escritor e jornalista, ajudou a coletar evidências e pôs tudo no papel. Resultado: um livro que prende a atenção e torna superagradável a leitura de explicações surpreendentes como, porque:

. a criminalidade em NY despencou na década de 90 *.
. não se deve comprar ou vender imóveis usando um corretor.
. é mais seguro ter uma arma de fogo do que uma piscina em casa, se você tiver filhos pequenos.
. o tráfego de drogas funciona como um negócio de franquias.
. os nomes que damos aos nossos filhos determinam o seu sucesso profissional.

 Os autores se amparam em diversas evidências numéricas e estatísticas para demonstrar que muitas vezes o senso comum está errado e que as causas de muitas coisas na vida cotidiana são outras, mas que a macroeconômia não se interessa em estudar e demonstrar/divulgar.

* Essa eu explico só para incentivar a leitura do livro, as outras você vai ter de lê-lo para descobrir. :)
Ao contrário do senso comum do alardeado "Tolerância Zero" do prefeito Rudolf Giuliani, a Nova Iorque dos anos 90 teve uma queda brusca no índice de criminalidade, não pela atuação diligente da polícia local, ou não tendo isso como causa principal, mas pela legalização duas décadas antes, do aborto naquele País. Menos potenciais marginais nascendo = menos violência.

Excelente livro!

Dado o sucesso inicial do livro, os autores acabaram montando um blog para discutir os assuntos, que os levou a revisar o livro em 2006/7 e mais recentemente, em 2009, lançar um segundo livro - Superfreakonomics - com conteúdo todo inédito. Os dois valem muito a pena.


Mais informações no site do livro: http://freakonomicsbook.com/ 
(ambos em inglês)

< / >.

2 comentários:

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)