Um conceito vintage, mas super atual.
O historiador e ex-militar inglês Cyril Northcote Parkinson publicou um livro em 1957 - A Lei de Parkinson (Parkinson's Law) que acabou virando um irônico conceito de Administração:
"O Trabalho expande-se até ocupar todo o tempo disponível para sua execução."
(imagem: proativajr)
O trabalho é como um gás: expande-se, adaptando-se ao seu recipiente.
É o "motor" da burocracia. Não importa o quão eficiente o executor pode ser, o trabalho tende a ser executado no tempo que lhe for alocado. Se for um dia, será realizado nesse tempo. Mas se dois dias estiverem disponíveis, o trabalho estará concluído no final do 2o. dia. Seja porque o prazo influencia psicologicamente a velocidade do executor, seja porque os envolvidos, mesmo rápidos, "inventam" atividades ou etapas intermediárias para ocupar o prazo disponível.
Confesse: já não se viu em uma situação como essa?
A tarefa já está praticamente concluída e o Chefe inventa revisões, abordagens diferentes, "e se...?". Se for planejamento e powerpoint então... só termina quando já for apresentado. Nesse ínterim está sempre "quase pronto". Incrível! Absolutamente anti-produtivo. Apenas ampliação do consumo do tempo. Já o resultado e a eficácia... não existe evidência que estejam sendo ampliados na mesma proporção.
:)
Muito interessante. Por isso há tanta "mentira" sobre prazos no ambiente corporativo.
ResponderExcluirExatamente Zé Edu.
ExcluirSeja porque o pessoal "compra" um tempo extra para qq emergência e garante o prazo.
Seja porque quem executa não tem segurança/certeza do resultado e gasta todo o tempo tentando "melhorá-lo".
:)
Abraço
Muito interessante. Por isso há tanta "mentira" sobre prazos no ambiente corporativo.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirIsso tbm tem impacto direto na vida pessoal. O gás expande, aumentamos o recipiente e deixamos pressionar o entorno.
Verdade. Sempre tem o reflexo na vida pessoal. Bem observado Reginaldo!
ExcluirAbraço