Jogar para Vencer - A.G. Lafley & Roger Martin

   

Título: Jogar para Vencer
Autores: Roger L. Martin & A.G.Lafley
Tradução de: Playing to Win
Editora: HSM
Ano: 2014
Páginas: 240
ISBN/EAN: 9-788567-389158


A.G. Lafley foi CEO da P&G por uma década e sob a consultoria do prof. Roger Martin, foi capaz de dobrar o faturamento e quadruplicar o lucro da empresa.

Da experiência de ambos nasceu o premiado livro Jogar para Vencer que trata de Estratégia e Execução.
Segundo os autores, uma boa Estratégia segue uma sequência de Escolhas em Cascata:

Composta de 5 Escolhas:

1. Qual a nossa Ambição Vencedora?
Formalizar a real causa da empreitada. O que de fato leva a empresa a empreender.

2. Onde jogaremos (Escopo/Segmentação)?
Estabelecer para qual segmento e mercado e com qual produto a empresa irá competir.

3. Como venceremos (Proposta de Valor)?
Qual a real Proposta Única de Valor para o segmento alvo, a Vantagem Competitiva. Como nos diferenciaremos dos concorrentes.

4. Quais Competências devem ser alocadas?
Uma vez definido o produto, o segmento alvo e a proposta de valor, quais Capacidades faltam à organização que são essenciais à Execução.
Até os itens acima, normalmente qualquer Empresa faz bem. Porém é extremamente comum não constar nos planos, quais Capacidades faltam. Um SWOT bem aplicado, honesto, esclarece quais Capacidades devem ser desenvolvidas ou adquiridas ou terceirizadas para se implementar o plano. Um bom plano sem esse passo, não é um bom plano. Muita ingenuidade, se não prepotência achar que não se precisa de nada adicional às Capacidades da empresa para encarar o novo desafio. Por soberba, muitos executivos quebram a cara por isso.

5. Quais Sistemas de Gestão são necessários?
Da mesma forma que na escolha anterior, novos Sistemas ou novos recursos aos sistemas existentes precisam ser desenvolvidos. Outro passo muitas vezes negligenciado.

Nítidas as referências a Proposta Única de Valor e Vantagem Competitiva de Michael Porter e necessidades adicionais de Sistemas Gerenciais e Capacidades de Ram Charan (Lafley já foi coautor de livros com Charan também) e Jim Collins. Nada de errado nisso, pelo contrário, são autores consagrados.

Muito mais que formular alguma teoria nova, os autores criaram na verdade um guia-rápido de Execução Estratégica utilizando teorias já existentes e consagradas.

Interessante combinação, abordagem.

Não à toa, Playing to Win de A.G. Lafley & Roger Martin está entre os Melhores Livros de Negócios de 2013 em sites e publicações de referência:
. Thinkers 50 

Este livro está entre meus Recomendados sobre Empreendedorismo. Confira a lista aqui.

Mais detalhes no site do livro.
Confira também a palestra de Roger Martin sobre Design Thinking no ExpoManagement.

< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)