Autor: Martin Lindstrom
Tradução de: Brandwashed,
Tricks Companies use to manipulate our minds and persuade us to buy
Tricks Companies use to manipulate our minds and persuade us to buy
Editora: HSM
Ano: 2011
Páginas: 294
ISBN/EAN: 9-788565-482066
"Controlamos o que compramos ou são as Empresas que escolhem por nós?"
Martin Lindstrom é conhecido mundialmente por ser fanático por pesquisas e por entender como e porque compramos. Em seu livro anterior mais conhecido, A Lógica do Consumo, Lindstrom mostrou para as empresas como pensam e agem as pessoas quando compram. Desta vez, parece que ele muda de lado e mostra aos consumidores como as empresas usam o Neuromarketing para fazê-las comprar, ainda que não necessariamente queiram.
Existem duas formas de ler Brandwashed, segundo o profissional de marketing Jaime Troiano em seu prefácio à edição brasileira: uma Fundamentalista, literal, como denuncia dos ardis das empresas para controlar e manipular a vontade ingênua. Outra Analítica, fortalecendo a nós consumidores e profissionais de negócios, em entender o Marketing moderno. O objetivo não é fazer parar de comprar, mas tomar decisões mais Inteligentes. Interessante abordagem de Troiano.
O título em si, já diz muito: um trocadilho intrigante com Brand (Marca) e Brainwash (Lavagem Cerebral).
Fetos vão às compras
Apenas um dos inúmeros exemplos do livro, no Japão um Shopping sabendo que mulheres grávidas passam mais tempo em compras, propositalmente espalhou perfume de talco de bebê perto das lojas de artigos para bebês. Também nessas lojas a música ambiente era calma e acolhedora. Obviamente as vendas cresceram. Mas o que surpreendeu foi que meses depois, passeando com seus bebês pelo mesmo shopping as mães relataram que eles ficavam nitidamente mais calmos perto daquelas lojas, como se o perfume e o som locais tivessem sido experimentado por eles antes, quando na verdade suas mães é que se acalmavam e tinham boas sensações enquanto grávidas.
Medo
35% das propagandas segundo Lindstrom são baseadas no medo. Uma sensação de medo ou insegurança compele os consumidores a comprarem ou consumirem certos produtos ou serviços. Após a ascensão feminina no mercado de trabalho, muitas mulheres passaram a ter o sentimento que não desempenham suas atribuições como mãe e/ou esposa bem. Sentem que de alguma forma negligenciam o cuidado dos filhos ou da família em geral. Algumas empresas já se deram em conta disso, e criaram produtos que se aproveitam desse sentimento: comidas quase prontas para que a mulher tenha a impressão que de fato cozinha para a família, quando na verdade apenas aquece o alimento normalmente pouco natural. Toda a linha de higiene e acessórios de proteção para bebês se baseia nesse medo/culpa maternos.
O Tempo Passa
Da mesma forma, termos como "últimas unidades", "só hoje" incutem no consumidor a ideia de urgência, de tempo passando e ele tem que decidir comprar logo, exatamente para não dar-lhe tempo para pesquisar melhores ofertas (e dar-se conta que essa oferta não tem nada demais). Somos nostálgicos por essência. Segundo Lindstrom, propagandas que se referem ao tempo tem mais chances de sucesso.
Privacidade
Data mining ("Escavação" de Dados) não é novidade. Toda o Marketing online está embasado na análise dos hábitos dos consumidores enquanto estão online. O problema é estabelecer o limite. Até onde o acesso aos dados é lícito, impessoal e não invasivo à nossa privacidade. Lindstrom alerta que mesmo os bebês, antes de nascer já tem uma 'pegada digital', visto que muitos pais registram perfis para eles nas redes sociais e compartilham indistintamente suas imagens e até gostos. Pense nisso: a pobre criança nem entende o que seja dinheiro, mas tem empresa que sabe que ela gosta de papinha de maçã!
Obviamente que todos nós sabemos que os anunciantes sempre nos querem vender algo. Esse interessante livro nos ensina um pouco mais de como eles fazem isso.
Martin Lindstrom já andou pelo Brasil algumas vezes e entre outros eventos, palestrou na ExpoManagement de 2011. Confira.
Brandwashed é sem dúvida outro ótimo livro do surpreendente Martin Lindstrom.
Saiba mais no site ou no twitter do autor.
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Martin Lindstrom é conhecido mundialmente por ser fanático por pesquisas e por entender como e porque compramos. Em seu livro anterior mais conhecido, A Lógica do Consumo, Lindstrom mostrou para as empresas como pensam e agem as pessoas quando compram. Desta vez, parece que ele muda de lado e mostra aos consumidores como as empresas usam o Neuromarketing para fazê-las comprar, ainda que não necessariamente queiram.
Existem duas formas de ler Brandwashed, segundo o profissional de marketing Jaime Troiano em seu prefácio à edição brasileira: uma Fundamentalista, literal, como denuncia dos ardis das empresas para controlar e manipular a vontade ingênua. Outra Analítica, fortalecendo a nós consumidores e profissionais de negócios, em entender o Marketing moderno. O objetivo não é fazer parar de comprar, mas tomar decisões mais Inteligentes. Interessante abordagem de Troiano.
Fetos vão às compras
Apenas um dos inúmeros exemplos do livro, no Japão um Shopping sabendo que mulheres grávidas passam mais tempo em compras, propositalmente espalhou perfume de talco de bebê perto das lojas de artigos para bebês. Também nessas lojas a música ambiente era calma e acolhedora. Obviamente as vendas cresceram. Mas o que surpreendeu foi que meses depois, passeando com seus bebês pelo mesmo shopping as mães relataram que eles ficavam nitidamente mais calmos perto daquelas lojas, como se o perfume e o som locais tivessem sido experimentado por eles antes, quando na verdade suas mães é que se acalmavam e tinham boas sensações enquanto grávidas.
Medo
35% das propagandas segundo Lindstrom são baseadas no medo. Uma sensação de medo ou insegurança compele os consumidores a comprarem ou consumirem certos produtos ou serviços. Após a ascensão feminina no mercado de trabalho, muitas mulheres passaram a ter o sentimento que não desempenham suas atribuições como mãe e/ou esposa bem. Sentem que de alguma forma negligenciam o cuidado dos filhos ou da família em geral. Algumas empresas já se deram em conta disso, e criaram produtos que se aproveitam desse sentimento: comidas quase prontas para que a mulher tenha a impressão que de fato cozinha para a família, quando na verdade apenas aquece o alimento normalmente pouco natural. Toda a linha de higiene e acessórios de proteção para bebês se baseia nesse medo/culpa maternos.
O Tempo Passa
Da mesma forma, termos como "últimas unidades", "só hoje" incutem no consumidor a ideia de urgência, de tempo passando e ele tem que decidir comprar logo, exatamente para não dar-lhe tempo para pesquisar melhores ofertas (e dar-se conta que essa oferta não tem nada demais). Somos nostálgicos por essência. Segundo Lindstrom, propagandas que se referem ao tempo tem mais chances de sucesso.
Privacidade
Data mining ("Escavação" de Dados) não é novidade. Toda o Marketing online está embasado na análise dos hábitos dos consumidores enquanto estão online. O problema é estabelecer o limite. Até onde o acesso aos dados é lícito, impessoal e não invasivo à nossa privacidade. Lindstrom alerta que mesmo os bebês, antes de nascer já tem uma 'pegada digital', visto que muitos pais registram perfis para eles nas redes sociais e compartilham indistintamente suas imagens e até gostos. Pense nisso: a pobre criança nem entende o que seja dinheiro, mas tem empresa que sabe que ela gosta de papinha de maçã!
Obviamente que todos nós sabemos que os anunciantes sempre nos querem vender algo. Esse interessante livro nos ensina um pouco mais de como eles fazem isso.
Martin Lindstrom já andou pelo Brasil algumas vezes e entre outros eventos, palestrou na ExpoManagement de 2011. Confira.
Brandwashed é sem dúvida outro ótimo livro do surpreendente Martin Lindstrom.
Saiba mais no site ou no twitter do autor.
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