Cartas a um Jovem Administrador - Idalberto Chiavenato

Título: Cartas a um Jovem Administrador
( O Futuro está na Administração )
Autor: Idalberto Chiavenato
Editora: Campus - Elsevier
Ano: 2008
Páginas: 137
ISBN/EAN: 9-788535-228090



Algumas Palavrinhas sobre a Série "Cartas a um Jovem..."
A Editora Campus-Elsevier é bem conhecida no mundo da edição de livros de negócios.
A Série "Cartas a um Jovem..." tem a proposta de dar orientações para profissionais em inicio de carreira.
Cada Autor - todos brasileiros, de larga experiência e projeção nas respectivas carreiras, dão dicas em forma de "cartas" para os iniciantes na carreira profissional. O casting de Autores conta com nomes como Fernando Henrique Cardoso, Ozires Silva, Bob Wolfenson, entre outros.

Sobre o Autor
Ildalberto Chiavenato é, sem dúvida, o maior expoente acadêmico brasileiro em Administração de Empresas. Muito justo ser dele a autoria do exemplar que trata dessa “ciência-arte” na série. Quem não estudou TGA – Teoria Geral da Administração – na universidade em um livro de Chiavenato? Ou mesmo Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, entre outras cátedras da Administração. O próprio termo “TGA” foi cunhado por Chiavenato. Conta ele, que nos primordios de sua carreira acadêmica, não havendo publicações suficientes em língua portuguesa que tratassem de administração de empresas, baseado em publicações estrangeiras datilografou ele mesmo suas primeiras apostilas que, depois de várias ampliações e revisões, acabaram por se tornar o primeiro livro-texto de bases da administração no Brasil (e depois na América Latina quando traduzido para espanhol). E o nome “Teoria Geral da Administração” ele escolheu baseado em uma matéria de Direito que muito lhe agradou quando estudou – Teoria Geral do Estado. 

Sobre o Livro

O próprio formato do livro – pequeno o suficiente para ser fácil de portar, sem ser necessariamente de bolso – já o faz bastante “amigável”. A foto do prof. Chiavenato na capa também colabora com seu simpático e acolhedor semblante, típico de grandes Docentes.


Um livro de muito valor, sem dúvida.

Pudesse eu, ter a oportunidade de ler algo parecido à época de minha graduação (10 anos antes da publicação, infelizmente...). Não se trata absolutamente de um livro de teorias e técnicas de administração. Até porque nem é esse o intuito de um livro “guia”, orientador profissional. Para teorias e técnicas existem excelentes livros-texto, aliás, obviamente vários do próprio prof. Chiavenato. O grande valor desse grande pequeno livro são sua precisa análise da essência da profissão do Administrador. O Autor analisa a vocação, as tarefas, desafios e valores essenciais aos administradores, exemplifica os desafios da profissão, conta um pouco de sua longa carreira e seus diversos (8!) pulos – como diz ele.

Destaque especial para o conceito de Liderança. Além de destacar a importância da liderança nas atividades do Administrador, ele analisa com precisão as teorias sobre liderança. Segundo ele estão TODAS certas, mas incompletas, pois a liderança é algo com inúmeras facetas e teoria ou metodologia alguma consegue cobrir todas elas. Preciso.

Excelente fonte de consulta sobre as bases da profissão e palavras de incentivo para a carreira. Ideal para ser presenteado a recém-formados ou aqueles que, por outros caprichos da vida, se acham em situação de administrar.

:)
< / >.

Veja outros Títulos da Série "Cartas a um Jovem..."

Da série, veja também a resenha de "Cartas a um Jovem Herdeiro" de Renato Bernhoeft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)