Interrupção x Produtividade


Não existe nada mais maléfico para a Produtividade que constantes Interrupções.

Por que pintores e escultores se "isolam" em estúdios e ateliês para criarem e "produzirem"?
Por que pesquisadores fazem o mesmo em laboratórios horas a fio?
Por que escritores se afastam  e viajam para lugares isolados para "apenas" escreverem?
Para poderem criar, pesquisar e inovar, concentrados sem interrupções externas.
Criação e inspiração requerem horas de concentração contínua, sem interrupções.
O sono também: 10 sonecas de meia-hora não equivalem a 5 horas contínuas de sono.
Isso porque para se atingir o real estado de descanso, o sono profundo, são necessárias as vezes algumas horas "dormindo".
Se somos interrompidos antes disso, mesmo que por breves instantes, para voltarmos a dormir profundamente, o "cronômetro" das tais horas é "zerado" e precisamos começar de novo.

Pois bem. Para o trabalho "normal" é a mesma coisa. Tarefas que exigem atenção, concentração, criação, ou seja, não meramente repetitivas; um tempo de imersão no problema, concentrado apenas no tema, é necessário, antes de se começar a ter insights, pensamentos reflexivos e criativos.

Por que então as pessoas insistem em fazer essas tarefas no "escritório", em meio a tantas outras pessoas, seus ruídos e conversas paralelas? Isso sem contar as interrupções das pessoas que nos abordam, tanto para assuntos pertinentes de trabalho, quanto amenidades (mais pertinentes ainda!). Esse constante "stop-and-go" do dia-a-dia é mortal para sua produtividade. 

Ai negociamos com nossa própria consciência: "vou fazer isso mais tarde, com calma, quando o escritório já estiver mais vazio"; ou "venho amanhã mais cedo e faço isso com calma"; ou pior: "levo para fazer em casa no final-de-semana, com calma, sentadão no sofá, notebook no colo, de shorts e chinelo, saboreando uma cerveja gelada".
Se identificou com alguma dessas situações? Pois é...

A forma e a rotina de trabalho das Empresas está toda voltada para a interação e a integração mais fáceis, mas se esquecem da privacidade necessária para a produtividade.

As posições de trabalho (baias) deveriam ter plaquinhas do tipo "não perturbe", "por favor chame-me para as refeições" como se tem naqueles adesivos de aviões, assim os comissários de voo só lhe incomodam quando pertinente... para você!

Poderia ser permitido trabalhar mais com fones-de-ouvido ou ao menos abafadores de som para as pessoas poderem se concentrar.

"Chefes" até que gozam de certa forma dessa "regalia", ao terem salas privativas e até "secretárias-seguranças" que lhe asseguram tranquilidade mínima para executar planejamentos essenciais. Mas ai telefones tocam, celulares vibram, emails são anunciados na tela no computador e lá se vai a concentração.

Se você não é "chefe", não tem "secretária-segurança", não tem sala privativa, não pode trabalhar de fones, nem mesmo "sinalizar" que está ocupado, procure distribuir seu tempo no escritório de modo que tenha tempo e oportunidade de interagir com os outros no "salão" de trabalho normalmente, mas que possa ter teu tempo solo. 
Reserve uma sala de reunião algumas horas por dia ou semana, não leve seu telefone sem fio, deixe seu celular no mudo (não precisa desligar para depois saber se o procuraram...), feche o Outlook (ou qualquer "fonte" de emails) e.... trabalhe! Reflita! Crie! Agregue valor!

Ao se comunicar, quando o assunto NÃO for urgente, procure ao máximo usar as ferramentas de comunicação "passivas": email, mensagens instantâneas, SMS, etc., que dão recado mas não requerem resposta imediata nem que a pessoa pare o que a pessoa estiver fazendo, diferentemente de telefonemas, reuniões presenciais, conference calls,  etc. Agora se o assunto for urgente, não tem jeito, vai ter de atrapalhar as pessoas de qualquer maneira.

Trabalho bem-feito é igual à Arte e ao Sono. Só é bom se rolar sem interrupções.

Bom. Agora chega de interrupções e volte ao trabalho... produtivo!


Baseado em "A interrupção é inimiga da produtividade", do livro "Rework" Jason Fried & David Hansson; pág.104 e 105.


< / >.

Prêmio TopBlog 2011


Nosso Blog está concorrendo ao Prêmio TopBlog 2011 na categoria "Variedades".
Caso queira votar, basta clicar aqui ou no banner acima.

Agradeço de antemão por prestigiar.
Abraços.

< / >.