Rework - Jason Fried & David Heinemeier Hansson



Título: Rework - Mude para sempre o Modo como Trabalha
Autor: Jason Fried & David Heinemeier Hansson 
Tradução de: Rework

Editora: Lua de Papel
Ano: 2010
Páginas: 245

ISBN/EAN: 9-789892-310657
Avaliação < / >. :
 
«««««



"Onde você trabalha quando precisa fazer alguma tarefa bem feita?"


As respostas para essa questão normalmente orbitam 3 tipos:
1. Um cômodo específico de um lugar - na sala, na copa, no porão, no parque...
2. Um meio de transporte - no avião, no trem...
3. Um intervalo de tempo - estranhamente algumas pessoas "fogem" do foco "lugar" para "tempo" e respondem: de manhã, no final-de-semana, de noite...

Incrível como quase ninguém responde: no Escritório (ou qualquer que seja o local de trabalho). Mas por que? 
Porque as pessoas sabem que o Escritório (ou lugar de trabalho) não é um lugar produtivo, não é um lugar onde se consegue trabalhar continuamente e focado. O local de trabalho é o local onde vamos para... sermos interrompidos! E constantemente!
Pois bem. Essa é apenas uma as inúmeras idéias dos sócios da empresa de software 37signals, Jason Fried e David Heinemeier Hansson em "Rework" apontado como um dos melhores livros de negócios de 2010, avalizado em seu prefácio por nomes como Chris Anderson, Tom Peters, Seth Godin e Tony Hsieh para citar apenas alguns.
Não tive paciência para esperar a edição brasileira (que saiu somente em maio/2012 como 'Reinvente sua Empresa') e me deu preguiça de lê-lo em inglês, portanto minha resenha se baseia na edição Portuguesa do outro lado do Atlântico, na tradução de Pedro Ribeiro. Muito legal.

Que o mundo está mudando não é novidade para ninguém. Que o consumidor está mudando, participando e cocriando cada vez mais, também não é novidade. Que o marketing também passa por mudanças também está ficando patente.


Mas existe uma outra mudança no mundo dos negócios que tem passado por nós muito silenciosa: a Administração em si. A forma como administramos as empresas do século XXI ainda segue "fórmulas" e técnicas do séc. XX, em sua maioria formuladas por pessoas nascidas no séc. XIX! Portanto a próxima "Revolução" social que viveremos será a revolução na Administração e na nossa relação com o Trabalho.


A Administração do séc.XXI vem sido estudada e teorizada por alguns pesquisadores de renome, como Gary Hamel e Vijay Govindarajan. Alguns casos de novas práticas de Administração e Organização estão aparecendo não apenas em empresas "da moda" como Google, mas também empresas menos "hype" como a norte-americana W. Gore e a indiana HCL Technologies. Essa última inclusive rendeu um livro-relato de seu CEO - Vineet Nayar ("Primeiro os Colaboradores depois os Clientes").


Bem. Nessa linha está também "Rework" que expõe novas formas de gerir empresas, principalmente as pequenas e start-ups. O livro desenvolve toda uma nova cultura empresarial, uma nova forma de encarar o tema trabalho e gestão.


Veja algumas idéias do livro:
. Não é assim tão importante aprender com os erros: o fracasso como rito de iniciação é algo ruim em nossa cultura. Fracasso não é pré-requisito do sucesso. Fracasso é apenas fracasso. Melhor aprender com o sucesso, nem que seja dos outros.
. Planejamento é mera especulação: principalmente a longo prazo. É assustador trabalhar sem um plano. Mas pior é seguir cegamente um plano irreal.
. Porque crescer?: existem muitos negócios rentáveis e pequenos. Quanto maior a empresa maior a possibilidade de não conseguir se diferenciar. Ainda mais nesses tempos de "Cauda Longa".
. Workaholics são estúpidos (e preguiçosos): herói é quem chega em casa cedo, pois descobriu formas mais eficientes e rápidas de se fazer as coisas.
. Comece pelos seus próprios problemas: quer lançar algum produto ou serviço? Comece desenvolvendo algo que seja solução para algum problema seu. Certamente vai saber vendê-lo muito melhor.
. Falta de tempo não pé desculpa: se é importante faça logo e deixe o que não é importante para depois.
. Você precisa de menos do que julga: frugalidade nos negócios nunca faz mal.
. Abra uma Empresa, não uma start-up: foco nos resultados, não no financiamento externo.
. A afinação está nos seus dedos: como dizem os bons guitarristas. Não se importe tanto com o equipamento de inicio, a sua capacidade de resolver conta mais nessa fase. Depois você consegue comprar equipamentos melhores.
. A interrupção é inimiga da produtividade: deixe seus colaboradores trabalharem onde produzam mais e melhor. Produção e principalmente criação é como o Sono: tem fases. Uma vez interrompido, para se retomar de onde se parou é necessário "voltar" algumas fases e refazê-las. Gerentes e Reuniões são os inimigos número 1 da produtividade. Não interrompa os seus colaboradores a não ser que seja essencial e urgente. Não marque tantas reuniões e com tanta gente. Reunião não é trabalho, é pausa para pensar no que trabalhar, portanto "menos é mais".
. Faça "to-do lists" pequenos: listas grandes desencorajam a terminá-las. Foque nos "quick wins", vitórias rápidas que encorajam todos a proceguir.
. Aprenda a dizer "não" aos clientes: seu produto não precisa ser o melhor do mercado. Precisa ser um bom produto a um preço justo e flexível o suficiente para poder ser adaptado. Querer encher seu produto de recursos só vai transformá-lo em um banco-de-dados de recursos. Foque no que se propõe e entregue o proposto. 
. Em reuniões com clientes, não tome nota: apenas preste muita atenção. O que realmente for importante vai lhe ser repetido tantas vezes que você vai sair da reunião com aquilo decorado. Tudo o que for anotar vai esquecer, além de não ser tão importante.
. Marketing não é um Departamento: é uma atividade como qualquer outra, só que TODOS os colaboradores são responsáveis por ela.
. Primeiro faça você mesmo: antes de contratar para uma nova posição ou terceirizar uma atividade, tente fazer você mesmo por um curto tempo. Além de aprender as nuances da atividade para depois melhor interagir com quem venha a contratar, pode ser que você descubra que não precisa de ninguém para fazer aquilo, ou mesmo que não precisa absolutamente daquela atividade. Ótima!
. Faça Test-drives com colaboradores: antes de contratar efetivamente, contrate por um projeto e prazo específicos. É no dia-a-dia do projeto você vai descobrir como é a pessoa, não na entrevista ou no currículo (normalmente fantasioso).


Enfim, "Rework" tem muito a dizer como possivelmente será a Administração e a Cultura Organizacional das empresas desse nosso século que está apenas começando.
Sem dúvida faz refletir muito. Faz também querer se preparar para esse porvir.


Excelente leitura. Altamente recomendado, principalmente para os profissionais em inicio de carreira (que terão longa jornada nesse novo contexto) ou para novos empreendedores que cedo ou tarde vão se encontrar nesse novo contexto.


Junto com 'A Arte do Começo de Guy Kawasaki, forma uma dupla de livros essenciais para quem vai começar "do nada".

O filme abaixo é uma palestra de Jason Fried (nov/10) que explica bem o conceito do livro. Infelizmente não achei nenhuma versão legendada ainda:


Rework foi escolhido o "Livro-do-ano" de 2010 pelo 800-CEO-Read, site especializado em livros de negócios. Confira os demais livros premiados.

Este livro está entre meus Recomendados sobre Start-ups. Confira a lista aqui.

Conheça também o site e o blog da 37signals.
< / >.

8 comentários:

  1. Há um tempo atrás nós fizemos uma apresentação sobre esse livro na Bluesoft. Recomendo muito: http://blog.bluesoft.com.br/rework/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. ANDRÉ.
    Assiti o video e o material. Ficou muito bom mesmo.
    Recomendo pessoal! Visitem o link da Bluesoft acima.
    Grato pelo comentário/dica.
    Abraços e sucesso a todos.
    :)
    < / >.

    ResponderExcluir
  3. Alguem sabe onde adquirir o livro (Rework) traduzido?

    favor enviar para o email skubdani@yahoo.com.br o link.
    grato,
    Dani

    ResponderExcluir
  4. Prezado DANI,
    Por enqto só achei em Portugal.
    Veja referência no site da Editora lá: http://bit.ly/rxqV0L
    Postei uma consulta no site deles aqui tbem.
    #vamosacompanhar... :)
    Novidades postarei aqui. Ok?
    Grato pela consulta. Abraço e sucesso.
    :)
    < / >.

    ResponderExcluir
  5. Prezado DANI,
    Consultei a editora em Portugal que me respondeu que a editora aqui trabalha de forma independente. Portanto, pelo jeito só a versão Português-Portugal mesmo.
    Encaminhei a resposta da Editora ao email que vc indicou.
    Boa sorte e sigo à disposição.
    Abraço.
    :)
    < / >.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recentemente descobri que foi editado no Brasil agora em 2012, pela Editora Sextante, sob o título 'Reinvente Sua Empresa: Mude sua Maneira de Trabalhar', EAN 9-788575-427637.
      Encaminhei mais detalhes via email.
      Grato mais uma vez e boa sorte! Abraço.
      :)
      < / >.

      Excluir
  6. The advice is practical and the writing style is clear and concise. You may not be able to completely remodel your business to adapt to their suggestions, but there are plenty of "Ah hah!" moments. The book is bursting with examples on how to save time, raise morale, and keep your business healthy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agree with you, DANMARK. The book is among my prefered ones. It deserved to be selected as '2010 Best Business Book' by 800-CEO-read. No doubt. Always a good reference and guide to innovate. Thanks for your comments. Always welcome.

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)