Philip Kotler dispensa apresentações. É o "pai do Marketing Moderno".
Em sua palestra abrindo o segundo dia do Expomanagement 2010, ele explicou o conceito por ele mesmo cunhado do Marketing 3.0, tema de seu último livro de mesmo título.
A resenha você pode conferir no link, mas o conceito em poucas palavras é o seguinte:
. Marketing 1.0 - foco no produto;
. Marketing 2.0 - foco no consumidor;
. Marketing 3.0 - foco nos valores, no ser humano e no planeta.
Durante a palestra, Kotler passou pelos principais pontos do livro e fez algumas observações mais enfaticamente:
A real missão do Marketing é criar Empregos. Pois criando demanda, gerando vendas, cria mais Empregos. Já a tecnologia pode ser seu maior rival nessa missão, pois a automação tanto industrial quanto administrativa reduz a quantidade de mão-de-obra necessária. Portanto todos os empregados das empresas deveriam "amar" o povo de Marketing, que tem o poder de manter e criar seus empregos.
Gerenciar o suprimento (fornecimento, vendas) é fácil. Dificil é gerenciar (e criar !) demanda.
Contrate nerds /geeks para operar as redes sociais da empresa. Aliás o próprio Kotler intitulou-se um geek.
As novas mídias mudam o foco do ROI (return-on-investment) para o ROMA (return-on-marketing-assets).
A maioria da marcas que amamos estão perdendo a atratividade, o glamour. Apenas a Apple consegue manter seu momentum. Como fazer como a Apple?
O Marketing hoje na maioria das empresas tenta ser Estratégico, mas na prática não passa do Tático. Cada vez mais o foco Estratégico ganha importância. Kotler sugere então que as empresas passem a ter DOIS Deptos de Marketing: um Tático, downstream, focado nos produtos de hoje. Outro, Estratégico, upstream, focando nos produtos de amanhã.
Importante ressaltar que o Marketing 3.0 é orientado a valores, mas não no sentido de valor agregado ao consumidor, mas sim orientado a Valores (no plural), aqui no sentido de éticas corporativas, personalidade da empresa e marca, não atributos do produto:
- value driven -> valueS driven.
Kotler falou também de Cocriação, assunto que outros palestrantes trataram com mais profundidade e é um dos buzzwords desse ExpoManagement junto com Sustentabilidade e Reinvenção do Management. Segundo ele, Cocriação não é só fazer testes com usuários. É muito mais que isso. Falaremos mais a respeito nos comentários da palestra do Francis Gouillart.
Com as mídias sociais, as Marcas estão definitivamente saindo do domínio e controle das respectivas empresas. A Marca agora pertence ao consumidor. Cabe à Empresa "guiar", conduzir os consumidores na "gestão" da marca.
Pesquisa & Desenvolvimento (R&D) agora deveria mudar para Conexão & Desenvolvimento (C&D), uma vez que a rede de desenvolvedores terceiros, pagos ou wikis (colaborativos, gratuitos) já faz parte dos recursos de desenvolvimento das principais empresas de ponta.
Muitas empresas estão confundindo (ou nos confundindo) Sustentabilidade com algumas açõezinhas ecologicamente corretas. São o que ele chamou de Greenwashing (de Green Brainwashing), pura lavagem-cerebral de assessoria de imprensa com falsas ações verdes.
O grande dilema das empresas agora é "fazer o lucrativo ou fazer o certo". O certo vai ser o lucrativo no médio prazo. E voltamos ao ovo-galinha do Triple Bottomline do Elkington.
Por fim, Kotler recomendou à empresas atualmente no Marketing 1.0 NÃO "pularem" para o 3.0. O 2.0 é essencial para se ingressar no 3.0 (matéria pre-requisito na cadeira?).
Enfim, o "homem" sabe o que fala e, acima de tudo sabe COMO fala.
Mais detalhes no portal da HSM:
Leia também algumas resenhas de livros de Philip Kotler:
. Marketing 3.0
. Marketing de A a Z
. Os 10 Pecados Mortais do Marketing
Veja o resumo das outras palestras da ExpoManagement aqui.
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Li o livro e se pudesse, teria participado Expomanagement. Porém, fico satisfeito com o excente resumo deste Blog.
ResponderExcluirObrigado
Juarez Rezena Jr
Eu que agradeço o elogio ao resumo.
ResponderExcluirAbraço.
:)
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Excelente post André, os meus parabéns para você. Depois de olhar a data na que você escreveu esse texto, eu posso ver que desde 2010 até hoje a maioria das empresas continuam na web 2.0 sem falar dessas empresas (normalmente as mais pequenas) que ainda continuam executando um arcaico marketing 1.0. Com isso cheguei na conclusão de que para as empresas, as Mídias Sociais ainda estão em período de prova, e que se já falaram do Mkt 3.0 em 2010 e em 2012 a maioria das empresas não começaram implantar esse Marketing de Valores será que elas não estão muito confiadas nos resultados que ele pode ter, ou que na coisa que elas mais confiam (infelizmente) é em o ROI. Acho que vamos ter que esperar para comprovar o resultado desse 3.0, pois as empresas ainda estão começando a compreender o funcionamento do 2.0.
ResponderExcluirSeja como e quando for estou impaciente por ver os resultados desse 3.0 e como nós, os consumidores, vamos sair beneficiados.
Saludos desde España.
Gracias, ISABEL.
ResponderExcluirDe facto, hay 'mucho trecho' hasta que lleguemos a un punto que la mayoría de las empresas y organizaciones ya tengan adoptado totalmente el Marketing 3.0.
Interesante es que la gran oportunidad está en los pequeños y medios negocios. Estos son generalmente familiares, con sus CEOs los propios fundadores o sus herederos. CEOs que van manejar las empresas por muchos años, diferente de las grandes empresas que los CEOs manejan por cortos períodos y por tanto, están siempre más enfocados en los resultados de corto o mediano plazos. El ROI! Para ellos no les preocupa ROI de largo plazo.
En las pequeñas empresas o familiares, ROI de largo plazo no es problema. El problema o desafío está mucho más en convencerse del retorno. Una cuestión de 'evangelización' más que todo.
A ver cómo termina esto todo.
Gracias por sus comentarios.
Siempre muy bien venida.
Abrazo.
:)
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