Autor: Philip Kotler (& Hermawan Kartajaya & Iwan Setiawan)
Editora: Campus-Elsevier
Ano: 2010
Páginas: 208
ISBN/EAN: 9-788535-238693
Notas da Editora:
"O novo modelo de marketing – Marketing 3.0 – trata os clientes não como meros clientes, mas como os seres complexos e multifacetados. Estes, por sua vez, estão escolhendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo.
Neste livro, Philip Kotler, o mais influente pensador da área de marketing de todos os tempos, mostra porque o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores-alvo. Ele também explica o futuro do marketing e porque a maioria de seus profissionais está presa ao passado."
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Bom, falar de Kotler, é falar acima de tudo de um Professor. Se não o primeiro, mas certamente o maior nome a codificar a teoria do Marketing moderno. Nesse livro ele fala de tendências para o que convencionou-se chamar de versão 3.0 do Marketing. Apesar de um livro de tendências, sai quase como um livro-texto para alguma cátegra de Marketing, porque, sendo Kotler - e ele já escreveu "alguns" livros-texto - ele revisa os conceitos do Marketing 1.0 e 2.0 para introduzir o 3.0. Portanto mesmo para quem está começando a se enveredar na leitura ou estudos sobre Marketing, começar com um chamado 3.0 não é nem de longe contra-indicado. Super-fácil de entender.
O conceito básico do Marketing 3.0 e do livro é: no Marketing 1.0 o foco era no Produto. No 2.0, o foco voltou-se para o Consumidor. Pois bem. Agora, no Marketing 3.0 o foco passa a ser os Valores.
Se no inicio o Marketing visava vender mais produtos, fossem eles bons ou ruins, bastava criar demanda, e depois ele evoluiu para entender as pessoas e suas demandas para ai sim, criar produtos adequados para essas demandas, agora o Marketing precisa centrar-se no Ser Humano e não simplesmente no Consumidor. Vendendo ou não para aquele determinado consumidor-potencial, o produto, a marca, mas acima de tudo a Empresa, precisa ser percebida por ele como "Boa". Boa para o Ser Humano, boa para a Humanidade, boa para o Planeta.
Segundo o conceito do Marketing 3.0, a estratégia das Empresas passa a ser como fazer o nosso Planeta um lugar melhor e, em consequência disso, "até" vender algo. Na visão de Kotler e seus coautores, isso já está acontecendo no mundo, mas muitas Empresas e muitos profissionais de Marketing não estão se dando conta disso.
Um livro MUITO importante para quem pretende entender o futuro do Marketing ou atuar nele nos próximos anos.
Juntamente com "O que a Google faria?" de Jeff Jarvis e "A Cauda Longa" de Chris Anderson, "Marketing 3.0" de Philip Kotler forma, em minha opinião, a tríade de livros que mais tem a dizer do futuro dos negócios dos próximos anos.
Também de Kotler, confira as resenhas de "Marketing de A a Z" (2003) e "Os 10 Pecados Mortais do Marketing" (2004).
Excelente. Leitura obrigatória para todos nós da agência http://www.retinacomunicacao.com . Parabéns pela dica... muito boa
ResponderExcluirLeitura fueda!
ResponderExcluirCriei um blog, pensando justamente nisso.
http://mkt4pontozero.blogspot.com/
Abraços!
Vamos ver a explicação "ao vivo" do próprio Kotler na ExpoManagement 2010 dia 08/Nov.
ResponderExcluir:)
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tbem postei resenha sobre outro livro dele - Marketing de A a Z:http://ow.ly/3uoR0
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