1808 - Laurentino Gomes

Título: 1808
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Ano: 2007
Páginas: 351
ISBN/EAN: 9-788576-653202


1808. Toda a Europa encontra-se assolada pela dominação Napoleônica. Guerras sangrentas, reis destronados, economias destruídas pelos saques das tropas conquistadoras. 13 anos depois, com a derrota final de Napoleão, o mapa Geopolítico da Europa encontra-se bem alterado. Novos rei são empossados. Seus poderes agora são moderados por regimes mais liberais.

O único monarca a retomar o trono na era pós-napoleônica é curiosamente D. João VI de Portugal.

Na verdade ele jamais deixou o trono, uma vez que ele "mudou" o trono para sua maior Colônia para fugir das tropas francesas. Também curiosamente esse movimento de inicio tido como covarde, pois o rei português, sem nenhum aviso, fugiu de Lisboa com todo seu tesouro e acompanhado de seu séquito e nobreza, acabou por promover desenvolvimento sócio-econômico no Brasil.

Laurentino Gomes conta com detalhes nesse livro os momentos que antecederam a fuga da família real portuguesa, a jornada e sua estadia de 13 anos no Brasil. Muitos são os fatos curiosos e às vezes patéticos desse período.


Leitura cativante para quem se interessa pela história do Brasil, principalmente sem a ótica politicamente correta dos livros-texto de escola.

O Autor já tem um novo Livro "da série": 1822 - que trata da Independência do Brasil / 1o. Reinado e  chegou às lojas em Set/10.

< / >.

2 comentários:

  1. Li o livro 1808 - muito bom....!!!!
    Estou adquirindo a série "1822".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo. Se gostou do 1808, o 1822 é ainda melhor. Vale a pena!
      Abraços e sucesso!
      :)
      < / >.

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)