Título: A Grande Mudança
Autor: vários, organizado e editado por Seth Godin
Tradução de: The Big Moo
Editora: Manole
Ano: 2006
Páginas: 283
ISBN/EAN: 9-788520-419809
Antes de mais nada, não confundir com "A Grande Mudança" (The Big Switch) de Nicholas Carr, que trata de TI - Tecnologia da Informação.
Além disso, sugiro ler a resenha de "A Vaca Roxa" de Seth Godin antes, pois esse livro é uma espécie de seqüência.
Imagine a seguinte situação: um livro lança uma idéia sobre Marketing do Inusitado que vira sucesso de vendas. Depois seus leitores, convencidos de sua relevância, pedem por sugestões de "COMO" implementar inovações inusitadas. Então o autor convence 32 grandes autores* do mundo dos negócios a darem suas contribuições. Eles topam. Mais que isso, eles topam fazê-lo (de forma inusitada) de graça. E ainda mais, cada um colaborou com um artigo, mas não o assinou. Ou seja, você sabe quem são os 33 colaboradores, mas precisa tentar adivinhar quem escreveu cada artigo/sugestão.
Bem. Isso é "A Grande Mudança. Não tente ser Perfeito, comece a ser Notável", editado por Seth Godin.
A tradução do título acaba soando meio "genérico", meio "garrafada-de-centro-da-cidade", e esconde seu verdadeiro propósito original e seu vínculo com a Vaca.
O título original em inglês - "The Big Moo" - algo como "O Grande Mugido", para quem sabe da Vaca Roxa, fica auto-explicativo. Infelizmente em português, além da eventual confusão com o livro homônimo de Nicholas Carr, o título acabou ficando diluído, atenuado, fraco até. Talvez porque tenha saído, aqui no Brasil, por editoras diferentes, a segunda deva ter evitado ajudar a vender o primeiro... apenas suponho.
Enfim. Não se leve pelo fraco título: o livro é muito bom.
Tem excelentes sacadas. Permite leitura interrupta, pois cada artigo independe dos outros, e não tem seqüência. Compõe com o Vaca Roxa uma reunião de excelentes idéias não somente para profissionais do Marketing - Comunicação, mas principalmente para profissionais envolvidos em desenvolvimento de novos produtos, serviços e negócios. DNA e adrenalina de inovação pura.
*Lista alfabética dos Colaboradores:
Alan Webber, Amit Gupta, April Armstrong, Carol Cone, Chris Meyer, Daniel Pink, Dave Balter, Dean DeBiase, Donna Sturgess, Guy Kawasaki, Heath Row, Jackie Huba, Jacqueline Novogratz, Jay Gouliard, Julie Anixter, Kevin Carroll, Lisa Gansky, Lynn Gordon, Malcolm Gladwell, Marc Benioff, Marcia Hart, Mark Cuban, Polly LaBarre, Promise Phelon, Randall Rothenberg, Red Maxwell, Robin Williams, Robyn Waters, Seth Godin, Tim Manners, Tom Kelley, Tom Peters & William Godin.
*Lista alfabética dos Colaboradores:
Alan Webber, Amit Gupta, April Armstrong, Carol Cone, Chris Meyer, Daniel Pink, Dave Balter, Dean DeBiase, Donna Sturgess, Guy Kawasaki, Heath Row, Jackie Huba, Jacqueline Novogratz, Jay Gouliard, Julie Anixter, Kevin Carroll, Lisa Gansky, Lynn Gordon, Malcolm Gladwell, Marc Benioff, Marcia Hart, Mark Cuban, Polly LaBarre, Promise Phelon, Randall Rothenberg, Red Maxwell, Robin Williams, Robyn Waters, Seth Godin, Tim Manners, Tom Kelley, Tom Peters & William Godin.
Sem dúvida faz pensar bastante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)