Título: A Arte do Começo
Autor: Guy Kawasaki
Tradução de: The Art of the Start
Editora: Best Seller
Ano: 2004
Páginas: 229
ISBN/EAN: 9-788576-840565
Avaliação < / >. : «««««
Autor: Guy Kawasaki
Tradução de: The Art of the Start
Editora: Best Seller
Ano: 2004
Páginas: 229
ISBN/EAN: 9-788576-840565
Avaliação < / >. : «««««
Leia esse livro se for abrir um negócio.
Leia esse livro se for assumir um novo desafio em um emprego novo.
Leia esse livro se for assumir um novo desafio em seu emprego atual.
Leia esse livro se começar um projeto novo.
Um excelente livro!
Junto com Rework de Jason Fried & David Hansson, forma uma dupla de livros essenciais para quem vai começar "do nada".
Tem um excelente resumo de TODAS as coisas que você vai precisar fazer para começar uma empresa, um projeto, um novo departamento, etc.
Guy Kawasaki é famoso não apenas por sua passagem na Apple e outras empresas de ponta, e por seus livros e palestras, mas principalmente por seu jeito simples e direto de explicar as coisas, sempre com uma quick-list de qualquer coisa.
Kawasaki estrutura seu livro em 11 temas importantes na criação de um novo negócio ou projeto:
1. Arte de Começar
2. Arte de se Posicionar
3. Arte de Apresentar Idéias
4. Arte de Elaborar um Plano de Negócio
5. Arte do Bootstrapping*
6. Arte de Recrutar
7. Arte de Levantar Capital
8. Arte de Estabelecer Parcerias
9. Arte de Desenvolver Marcas
10. Arte de Fazer Chover
11. Arte de ser Mensch**
* termo em inglês para auto-suficiência financeira
**termo em iídiche que resume uma pessoa ética, íntegra e admirável
A quantidade de dicas e esclarecimentos para cada um desses temas é supreendente.
Veja alguns exemplos:
. Crie um mantra. Esqueça Missão-Visão-Valores que são longos e chatos. Um Mantra curto pega rápido e ninguém o esquece.
."Regra 10/20/30" para apresentar idéias: 10 slides, 20 minutos, fonte 30. Todo o resto é só anexo. Excelente!
. Crie seu Nicho. Foque naquilo que sabe fazer de melhor e que tenha valor para seu público.
. Crie uma Marca simples. Que seja facilmente pronunciável em praticamente qualquer idioma; que não apresente dúvidas de ortografia (que gera similares imitadores); que possa virar sinônimo do produto ou categoria ou que possa virar verbo ("xerocar"!).
. Deixe claro o que você vende.
. Deixe claro o seu modelo de negócio. Não tenha vergonha de dizer e mostrar COMO ganha dinheiro.
. Comece focando o Fluxo de Caixa, não o Lucro. O lucro pode vir depois, desde que planejado, mas o dinheiro precisa "entrar" o quanto antes. Fature logo, receba logo.
. Teste do Shopping Center. Ao contratar alguém, pense na situação hipotética de encontrá-la num shopping: você a borda e cumprimenta? Cumprimenta se ela o fizer antes? Evita a pessoa? Em qualquer resposta que não a primeira alternativa, não contrate a pessoa. Não trabalhe com quem não tem empatia.
Enfim.... vale super a leitura. Não vai se arrepender. Aprende-se muito e de um modo muito fácil.
Não à toa, 'A Arte do Começo' está entre 'Os 100 Melhores Livros de Negócios de Todos os Tempos' de Todd Sattersten & Jack Covert.
Este livro está entre meus Recomendados sobre Start-ups. Confira a lista aqui.
Guy Kawasaki colaborou também em 'A Grande Mudança' organizado por Seth Godin.
Veja também o resumo da palestra de Kawasaki no ExpoManagement 2011.
Acompanhe o site do Autor em: http://www.guykawasaki.com/
Vale super a pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)