ExpoManagement: Regras para Revolucionários - Guy Kawasaki

(foto: HSM)

O famoso guru-empreendedor Guy Kawasaki roubou a cena do 1o dia de ExpoManagement 2011, com sua palestra "Regras para Revolucionários" ou "A Arte da Inovação".

Roubou a cena porque Guy é um excelente palestrante, do tipo nova geração. Material bonito e não cansativo, fundo preto, poucos slides, com muitas imagens simples e quase nada de texto. Usa os slides apenas para ilustrar e contextualizar o que ele fala, mais que explicar nos detalhes ou ler. Além disso, ele fala com paixão, conhecimento de causa e uma naturalizade e didática de poucos. Não à toa foi CEO - Chief Evangelist Officer - da Apple por um bom tempo, tendo ainda participado da criação e lançamento do Macintosh.
(Lembrando que sua experiência anterior fora como vendendor. ... de jóias!)

Kawasaki tem uma regra que tudo a ser exposto precisa ser uma lista de no máximo 10 tópicos, tipo um Top-10-List. Típico dele e de seus livros, não seria diferente nessa palestra. 
Então seguem os "10 tópicos da Arte da Inovação", segundo Guy Kawasaki:


1. Crie Significado
A Nike faz calçados terem um significado: "Autêntica performance Atlética".
A Wendy's: "Fast-food Saudável"
Não crie nem venda produtos (ou serviços), crie algo significativo, que as pessoas vão querer pagar por isso.

2. Crie um Mantra
Esqueça "Missão-Visão-Valores" (chatos e longos) que todos esquecem. Crie um mantra que todos se lembram.

3. Salte para a próxima Curva
Não busque apenas melhorar seu produto, busque a próxima "curva" de inovação.
Guy conta a história da indústria do Gelo no hemisfério norte:
Gelo 1.0 - "fazendas" de gelo que no inverno "cortavam" o gelo dos campos e lagos congelados e ai os comercializavam para serem acondicionados em armários de madeira do lado de fora das casas (minha avó na Hungria tinha uma dessas);
Gelo 2.0 - ao invés de investir em mais e melhores serras de gelo, mais e melhores carroças de transporte ou mais e melhores cavalos, alguém resolveu inventar uma máquina de fazer gelo industrial o ano todo;
Gelo 3.0 - ao invés de investir em melhorias para as máquinas industriais de fazer gelo, alguém inventou a Geladeira: agora qualquer pessoa fazia o seu próprio gelo em casa. Desnecessário dizer o que aconteceu com a "industria" do gelo depois da Geladeira.

4. Lance os Dados*
Um trocadilho com Dice (dados em inglês): Deep - Intelligent - Complete - Empowering - Elegant (Profundo - Inteligente - Completo - Fortalecedor - Elegante)
Um produto inovador precisar ter esses atributos.

5. Não tema, seja tosco (Don't worry be crappy)
Se o produto é de fato inovador, pequenos defeitos são perdoáveis. Mas devem ser resolvidos logo. Ou seja, não atrase o lançamento só porque AINDA não está perfeito. Um produto excelente "beta" é preferível a um produto medíocre sem defeitos.

6. Deixe 100 Flores Desabrocharem
Ao invés de perguntar porque os consumidores não compram seu produto, pergunte aos que compram por que compram. Melhor buscar melhorias para os que querem comprar que buscar infinitamente oferecer o que os que não compram pedem.

7. Polarize as Pessoas
Produtos inovadores tendem a polarizar ou até mesmo polemizar. Esteja preparado para isso. Não dá para agradar todos.

8. Rebole (Refaça)
Lançou o produto? Bom agora é hora de ouvir os consumidores e melhorá-lo cada vez mais. Porém.... fique de olho na próxima curva!

9. "Niche-se" a si mesmo
Descubra em que você é bom: busque relevância e exclusividade. Ambos!
Ter relevância sem exclusividade é brigar por preço.
Ter exclusividade sem relevância (valor para o consumidor), você não vende nada. Só jogou dinheiro fora (pallhaço).
Não ter exclusividade nem relevância.... bem isso não é produto.
Busque ambos, por menor que seja o mercado para isso.

10. Aperfeiçoe-se
Nunca pare de se aperfeiçoar, como empresa e como produto. Prepara-se para a próxima curva!

Dica extra:  A "Regra 10-20-30" das apresentações:
10 slides, 20 minutos, fonte 30. Todo o resto é só anexo. Excelente! Essa ele segue à risca.
Ou ainda: o tamanho da fonte é igual à metade da idade do mais velho na audiência. 
Se for alguém de 60 anos, use fonte 30; se for alguém de 50, fonte 25 e assim por diante.
Use a de 30 para nunca errar.

Outra dica extra: Cuidado com a "Bozosidade".
O mercado é cheio de palhaços (Bozos), bem vestidos e posudos, que só por terem (presume-se) dado certo e terem dinheiro, que podem avaliar a inovação dos outros.
Não deixe que os "Bozos" te deixem pra baixo. Insista. Se alguém disser "Impossível" é um bom sinal... para tentar!

Enfim, Guy Kawasaki é o cara! "Bozosity" é otimo! J 

Muito do conteúdo da palestra também está em 3 de seus livros:
. Regras para Revolucionários (2000)
. Encantamento (2011) recém lançado em português (e já no pipeline de leitura e resenha)

Vale a pena conferir também o site e twitter do Guy Kawasaki.


Veja o resumo das outras palestras da ExpoManagement aqui.

J < / >.

2 comentários:

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