ExpoManagement: Inovações que geram Crescimento - Clayton Christensen



O professor de Harvard e Autor de vários livros sobre Inovação, Clayton Christensen deu "inicio aos trabalhos" do ExpoManagement 2011 falando sobre "Inovações que geram Crescimento", com a seguinte questão:

- O Sucesso da Inovação é intrinsecamente imprevisível?

Segundo Christensen certeza total nunca se pode ter mas, existem basicamente 5 condições que aumentam a probabilidade de uma determinada Inovação ter Sucesso:

1. Ruptura
É comum nos mercados, os fornecedores estabelecidos "abrirem mão" para novos concorrentes das fatias menos rentáveis do mercado. Clayton exemplificou contando a história da indústria siderurgica, que a cada fase, as grandes siderurgicas deixavam espaço para as novas "minisiderurgucas" entrarem na base da pirâmide do mercado - baixo custo e baixa qualidade ("dog-eats-dog", briga só de preço). Porém a cada fase, as mini resolviam competir em um segmento acima, que, sendo sempre menos rentáveis que o topo, as grandes siderurgicas abriam mão pouco-a-pouco. No final as minisiderurgicas dominaram todo o mercado, incluindo o topo, mais sofisticado e mais rentável.
O mesmo passou na indústria automobilística, quando a Toyota começou por baixo, nos modelos populares (aos olhos americanos!) e pouco-a-pouco foi subindo de categoria até liderar o mercado, aprendendo a cada segmento, como chegar no imediatamente acima. Movimento idêntico estão fazendo as coreanas irmãs Hyundai e Kia, devagarinho estão "acahando" o topo do mercado.

2. Competir com o Não-consumo
Os primeiros transistores foram introduzidos nos rádios portáteis, não oferecendo ameaça alguma para os mercado de TVs (de tubo e válvulas). Porém com a massificação dos rádios a transistor, alguém resolveu trocar as válvulas por esses novos componentes também em TVs dominando o mercado.

3. Ruptura na cadeia de suprimento
A Taiwanesa Asus começou fornecendo componentes - Circuitos Impressos Internos - para os computadores da gigante Dell, sob o argumento que eram commodities que não eram o core business da Dell que deveria concentrar-se nas outras atividades e componentes-chave dos produtos. Numa 2a fase a Asus propôs assumir as Placas-mãe da Dell, que pela mesma razão anterior, topou terceirizar. Depois foi a vez da montagem toda que a Asus assumiu, já que o core da Dell era desenvolvimento e design, produção poderia ser tranquilamente terceirizada. Depois foi a vez da cadeia logística, novamente fora do core da Dell, que a Asus assumiu. Por último, os taiwaneses convenceram a Dell a terceirizar também o design, ficando apenas com a gestão da marca. Nesse momento a Asus "virou" a Dell. Só não tinha a marca. Ai foi só a Asus apresentar-se ao mercado como o real fabricante da Dell para tomar-lhe o mercado.

4. Foco na "Tarefa" do Consumidor e não apenas nele
Por que os Milk Shakes matutinos para levar são tão famosos nos EUA?
E quais melhorias os consumidores sugeriam? 
Trabalhando na 2a pergunta a indústria implementou mudanças solicitadas mas surpreendeu-se com nenhum aumento em vendas.
A resposta está na 1a pergunta: os americanos consomem Milk Shake porque é o melhor produto alimentício para consumir no trânsito por quase um hora antes de se chegar ao trabalho. Bananas, Cookies, Donuts, etc, não são tão "eficazes" visto que se esfarelam, sujam as mãos, requerem 2 mãos para consumi-los, etc. Já o milk shake cabe em uma só mão, cabe no porta-copos, com canudinhos finos demoram quase uma hora para serem consumidos. Enfim, companheiro ideal para o trânsito matinal.

5. Pegar a Onda da Descomoditização
Tornar o produto ou serviço mais eficiente de usar. Adicionar subsistemas que aumentem o desempenho do produto.

Resumindo, Clayton Christensen, conclui que esses fatores podem aumentar a possibilidade de sucesso de uma inovação.

Portanto, cuidado com os mercados que você "deixa" para os novos entrantes só porque não são tão lucrativos. Se a barreira para o upgrade não for grande, questão de tempo, os novos concorrentes da base "sobem".
Se for para entrar em um mercado, olho nessas oportunidades de baixa rentabilidade que podem virar cabeças-de-ponte para uma invasão acima.
Explore novas tecnologias de outros mercados que podem mudar o seu mercado
Cuidado com essas tecnologias dos mercados de não-consumo que você não domina.
Cuidado ao terceirizar! Pode te matar, dependendo de o que você terceiriza.
Entenda o que o consumidor FAZ com o produto, não o que ele pede que você mude nele.


Conheça mais sobre o trabalho do prof. Clayton Christensen em seu site e twitter.
Recentemente, ele foi escolhido pelo site 'Thinkers 50' como o Pensador mais Influente nos Negócios em 2010/2011.


Veja o resumo das outras palestras da ExpoManagement aqui.

J < / >.

2 comentários:

  1. Não vejo problema algum em alavancar um parceiro de negócios tal qual a Dell fez. O que esse senhor não entende é a estratégia coorporativa da companhia e está dizendo algumas bobagens por aí. Nenhum negócio vai morrer pela terceirização, ainda mais se for muito bem feita como é o caso da Dell ... A Asus é um dos maiores fabricantes de motherboards do planeta, sua tecnologia é uma das melhores do mercado, a Unisys presta um excelente atendimento ao público no que tange a terceiração do suporte, só tenho de bater palmas à Dell pela inovação, diminuição de custos e por sua brilhante estratégia de querer se tornar uma empresa end-to-end ... ela está atacando forte na prestação de serviços ultimamente de forma que se você escolher a Dell, ela vai lhe vender o hardware, o software e o serviço para instalação e manutenção do produto. É o melhor relacionamento possível ... quer pior coisa que ligar pro fabricante e ele botar a culpa no hardware que não conversa com o software e vice versa? Quanto tempo se gasta com terceiros para tentar arrumar o problema? Isso quando se encontra alguém que possibilite a solução!!! Se for analisar outras empresas do setor trilharam ou estão trilhando o mesmo caminho. Veja o caso da IBM, nos primórdios ela vendia seu hardware, seu mainframe milionário ... hoje ela é uma empresa muito mais voltada à software e à prestação de serviços do que era no passado ... tanto desks e notes saíram de sua fabricação própria, ela vendeu para a Lenovo a marca Thinkpad. Obviamente que aí existe uma "mutreta" para diminuir o pagamento de impostos e a IBM ainda tem parte da Lenovo. A HP, que vem perdendo mercado ano a ano comprou uma empresa de serviços, a Knightsbridge Solutions, pois ela precisava entregar toda a cadeia assim como a Dell está fazendo. Não há como criar um know-how do nada. Terceirizar ou mesmo adquirir uma outra companhia faz parte do planejamento estratégico dessas empresas ... agora vem esse senhor dizer que isso vai matar o negócio??? Isso faz parte da estratégia DELE, de ser polêmico ... Sinceramente seu Clayton, eu sei que você diz isso para dar palestras pra universitários e vender livros!!! Não compro sua idéia!!!

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    1. Excelente ponto!
      Grato por compartilhar sua opinião.

      Sinceramente, Clayton Christensen é um catedrático estudioso conhecido e relevante na área de Inovação, mas sem dúvida não é o "dono da verdade", tampouco o 'blogueiro' que traz um tema à pauta e discussão. Um blog só tem sentido qdo tem oportunidade de expor pontos-de-vista diversos, portanto seus comentários e ponto-de-vista são muito bem-vindos e necessários.

      Obrigado!
      :)
      < / >.

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