A consagrada professora de Harvard, Rosabeth Moss Kanter, abordou o tema "Resiliência" em sua palestra no 2o dia do ExpoManagement 2011.
A Resiliência, segundo o Wikipedia, é um conceito psicológico definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico.
Que beleza...
Segundo Rosabeth é justamente a Resiliência uma das características que ajudam equipes e empresas a serem vencedoras. De seus longos estudos sobre empresas, trabalho de consultoria, docência, e mais de 15 livros, a profa. Kanter listou-nos 5 lições sobre porque algumas equipes são vitoriosas e outras derrotadas. E usou a alegoria dos esportes para melhor ilustrar. As 5 lições são:
1. Vencer é melhor que Perder
Óbvio, mas ela explicou mais: além da vitória em si, o sentimento psicológico de ser uma equipe vencedora abre caminho para mais vitórias no futuro. Ao passo que perder consistentemente acaba minando totalmente qualquer possibilidade de vitória. Os membros do time se "acostumam" com a derrota e se "contentam" com isso, bloqueando qualquer iniciativa de tentarem ser melhores. Por isso toda e qualquer pequena vitória é importante. Não pelo lado da soberba, mas pelo sentimento de CAPACIDADE de vencer mediante esforço. É sempre mais fácil ter autocrítica quando se vence do que quando se perde. No fracasso pode virar caça às bruxas e sempre tendemos a sermos defensivos.
Portanto vencer sempre é melhor que perder porque gera melhores comportamentos na equipe.
Além disso, disse Rosabeth, os Vencedores sempre são convidados para as melhores festas. J
Ela se refere à capacidade da vitória atrair outras pessoas vitoriosas, um networking e coaching virtuosos.
2. Vencer pode ser meio chato
Como assim? Veja: tem o lado chato da preparação. Vale a velha sabedoria do "quanto mais eu treino, parece que mais sorte eu tenho".
Além disso pode trazer autocomplacência e depois soberba e negligência. Veja os EUA: quem diria que a economia americana fosse a um colapso com o de 2008. Excesso de confiança.
Como alguns técnicos de esportes dizem: "uma vitória por vez, um jogo por vez".
Vencedores, diferente dos perdedores, sempre treinam, sempre ensaiam, sempre estudam antes. Ensaiam até o que fazer se as coisas não sairem "como ensaiado", um plano-B, uma fuga alternativa. Os vencedores são sempre responsabilizáveis (accountable) por seus atos.
3. Não é o Talento em si, mas do Time como um todo
Mesmo times perdedores tem suas Estrelas. Alías, aqui no Brasil a gente sabe muito bem como é isso. Tá cheio de "estrelinha" ai jogando "sozinho" e afundando o time por isso.
Times vencedores não tem Estrelas, mas a cultura do coaching.
Algumas empresas tem, entre seus executivos mais antigos, às vezes já aposentados, um CCO - Chief Culture Officer, responsável por replicar a cultura da empresa e dar coaching aos coaches. Um senso comum, de "o que é o Sucesso" na empresa precisa ficar evidente.
4. Vencedores pensam "pequeno" da mesma forma que pensam "grande"
As grandes vitórias são feitas da soma das pequenas.
5. Vencedores administram a derrota melhor
Eles sabem driblar bem a famosa "Lei de Kanter": "tudo pode parecer fracassar... quando se ainda está no meio do caminho". Depois da euforia inicial de qualquer projeto, quando vem a primeira dificuldade, todos tendem a entregarem-se e desistir. Equipes vitoriosas, aprenderam a Resiliência e não se entregam à Lei de Kanter.
Mais informações no twitter da professora: @RosabethKanter
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)