Motivação 3.0 - Daniel Pink



Título: Motivação 3.0
Autor: Daniel Pink
Tradução de: Drive

Editora: Elsevier-Campus
Ano: 2009
Páginas: 197

ISBN/EAN: 9-788535-235586



Um livro sensacional!


Sem a menor sombra de dúvida, Motivação 3.0 de Daniel Pink é um dos melhores livros sobre Pessoas e Trabalho e o que as motiva.


Não se engane pelo título em português. Com essa "onda" de títulos 2.0, 3.0, que no final muitas vezes só servem para divulgar o livro, acaba aparecendo muita coisa sem valor.
Sem dúvida, NÃO é o caso de Drive - título original em inglês, algo como "dirija" - do conhecido Daniel H. Pink. Suas obras anteriores - "O Cérebro do Futuro" (2007) e "A Revolução do Lado Direito do Cérebro" (2005) já o colocaram no rol dos bons autores de Desenvolvimento de Pessoas.


Também não se trata de um livro de auto-ajuda com aquelas frases motivadoras genéricas. Longe disso.


Daniel Pink analisa uma série de estudos e experimentos no campo da motivação humana e conclui que, no mundo moderno, as técnicas de motivação do tipo Recompensa-Punição (ou "Cenoura-Chicote" como ele define) já não servem mais, pelo contrário, ele expõe uma série de situações reais e estudos sobre o assunto, que provam que o binômio Recompensa-Punição pode até prejudicar o desempenho e a motivação intrínseca de cada ser humano.
O autor faz um paralelo com os sistemas operacionais de computadores, definindo:


.Motivação 1.0 - Impulso biológico. A boa e velha base da pirâmide motivacional de Maslow: a necessidade de sobrevivência, comer, beber, abrigar-se, descansar.


.Motivação 2.0 - Impulso por motivadores externos ao ser: reagir às Recompensas e Punições, "Cenoura e Chicote", o esquema "se - então": "se você fizer a lição-de-casa então pode brincar...", "se não fizer a meta então não ganha a comissão...", etc.


.Motivação 3.0 o "Terceiro Impulso", por Motivadores Intrínsecos: a paixão, a vontade própria de realizar, independentemente de ser recompensado por fazê-lo ou punido por não fazê-lo.  


O Autor explica que, diferente de outros ramos,  no campo da Motivação Humana, existe uma distância muito grande entre o que a Ciência já sabe e o que de fato se faz na prática. Daniel narra uma série de experimentos que nos provam o quanto as práticas motivacionais amplamente utilizadas hoje em dia, tipicamente Motivação 2.0, mais atrapalham que ajudam. E que nesse nosso novo mundo, novas práticas alinhadas com a Motivação Intrínseca - a Motivação 3.0 - são necessárias.


Segundo Daniel Pink, as práticas da Motivação 3.0 devem contemplar 3 elementos essenciais:


.Automonia - a possibilidade de dirigir (drive!) a própria tarefa, o próprio trabalho, a própria vida. O antigo paradigma militar da administração científica de chão-de-fábrica de "Comando-e-Controle", precisa dar lugar a mais autonomia do executor. Comando-e-Controle, Cenoura-Chicote, Recompensa-Punição funciona apenas para tarefas estritamente físicas e cansativas. Mas isso, em nosso mundo está ficando cada vez mais a cargo de máquinas. 


.Excelência - vontade de ser cada vez melhor em algo relevante. 


.Propósito - fazer a tarefa em nome de algo maior. Cada vez mais, nos tornamos maximizadores de propósito, não simplesmente maximizadores de lucro.


Outro ponto muito interessante do livro é sua estrutura moderna. Tipicamente os livros são compostos pelos capítulos desenvolvendo seu conteúdo e depois se tem uma lista de fontes de citações, referências bibliográficas e ok.
Em Motivação 3.0, Daniel Pink, após terminar a parte teórica expositiva, dedica uma parte extra a um "kit de ferramentas" de Motivação 3.0:


.Estratégias para despertar sua motivação.
.Formas de melhorar sua Empresa, seu Escritório ou sua Equipe.
.Fórmula para remunerar as Pessoas.
.Idéias para ajudar nossos Filhos.
.Livros essenciais.
.Pensadores que sabem das coisas.
.Dicas para continuar motivado.


E ainda, uma recapitulação super original: 
.Síntese para Twitter: como resumir o livro em 140 caracteres (genial!).
.Síntese para um Coquetel: para explicar numa roda de amigos, um parágrafo em um minuto.
.Síntese por Capítulo: um parágrafo para cada.


Sem dúvida, MUITO BOM!  

O vídeo abaixo, explica didaticamente o conceito principal do livro: 



Conheça o site do Autor: http://www.danpink.com


"Motivação 3.0" está entre os 10 melhores livros de 2010 de Todd Sattersten que é coautor de "Os 100 Melhores Livros de Negócios de Todos os Tempos" (2009) com Jack Covert.


Veja também as "3 Regras Especiais de Excelência" segundo Daniel Pink.
Do mesmo autor, leia também "As Intrépidas Adventuras de um Jovem Executivo".


Para saber mais sobre Psicologia Motivacional e Mudanças, leia: 'A Guinada' de Chip & Dan Heath.

J < / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)