A Vaca Roxa - Seth Godin

Título: A Vaca Roxa
Autor: Seth Godin
Tradução de: Purple Cow
Editora: Elsevier-Campus
Ano: 2003
Páginas: 195
ISBN/EAN: 9-788535-213300


Lançado originalmente em inglês em 2002, A Vaca Roxa de Seth Godin foi um sucesso imediato. Seja por seu conteúdo sem dúvida inovador, seja pelo Marketing de sua divulgação não menos inovador.

Em uma viagem de carro pela Europa, Seth se deslumbrou com as belas vacas da paisagem. Todas lindas, preto-e-brancas, ornando a bela paisagem campestre. Passados alguns minutos e depois horas, se deu conta que apesar de lindas e perfeitas, no final das contas, eram todas IGUAIS, ou indistinguíveis.

Com essa idéia em mente bolou o que seria o conceito desse livro. No marketing atual, ou mesmo no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou negócios, tudo é como as vacas. Podem ser bons ou até excelentes produtos, mas olhados no geral são "todos iguais", como as vacas na paisagem campestre à beira da estrada. Por mais perfeitas que as vacas fossem, não eram "notadas", por serem aparentemente todas iguais. O mesmo acontece com os produtos, ou ao menos na comunicação e marketing deles, segundo Seth. 

Mas se uma vaca fosse notavelmente diferente, digamos.... roxa! Certamente se distinguiria das demais, se distinguiria inclusive da paisagem do fundo. Mais que isso, uma vaca roxa nem precisaria de esforço de comunicação ou marketing. Todas as pessoas que vissem a vaca roxa, falariam dela a todos de tão inusitada que era a vaca.

Conclui Godin que o marketing "feijão-com-arroz" de hoje tenta inutilmente anunciar vacas preto-e-brancas numa paisagem rural de beira-de-estrada. Nada se destaca.
O novo conceito seria desenvolver produtos, serviços ou negócios "Vaca Roxa", que por sua natureza inovadora se auto-destacariam da "paisagem". Não precisando portanto de muito esforço de marketing para comunica-los. O marketing boca-a-boca faria essa difusão. Aliás como se fazia em épocas medievais quando não só a propaganda, mas toda a cultura tinha difusão na tradição oral, eventualmente escrita.

Seth Godin tem o dom de expressar idéias com facilidade didática. O livro é curto e seus capítulos compactos, mas cheio de idéias cativantes. Superagradável de se ler.

Resumindo, a idéia é: não perca tempo fazendo "mais um" produto e gastando com sua divulgação. Gaste seu tempo e dinheiro fazendo algo diferente, realmente  "notável" (bom e relevante para as pessoas evidentemente) que as pessoas farão o resto.

O autor publicou outros livros não menos importantes, mas esse lhe deu o apelido de "O Homem da Vaca Roxa". Além dos livros, Seth Godin publica suas idéias do dia-a-dia em seu blog, que recomendo. Algumas traduções/versões tenho publicado aqui:


. Independência ou Dependência "in"?
. Melhor do que Parece
. Não dá para agradar todos... aliás não se Deve!
O Pior Chefe do Mundo
Vivendo na dúvida


"A Vaca Roxa" está entre "Os 100 Melhores Livros de Negócios de Todos os Tempos" (2009) de Todd Sattersten & Jack Covert.


Dado o sucesso da "vaca", muitos leitores procuraram Godin pedindo mais dicas e receitas para implementar suas idéias de ser "notável e não perfeito". Em 2005, Seth Godin lançou "A Grande Mudança" com respostas aos anseios dos leitores. Confira!

:)
< / >.

2 comentários:

  1. eu estava pensando em ler andré, mas acho que já tenho uma boa base do que se trata, será que não tem ele na web?!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Certamente, JONATHAS, deve existir alguma cópia na web.
    Qto ao livro impresso, creio que esteja esgotado na editora. Talvez só em sebos.
    Vale a pena lê-lo. Tem várias sacadas interessantes. É super rápido e fácil de ler.
    Mais informações estou à disposição.
    Grato.
    Abraço.
    :)
    < / >.

    ResponderExcluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)