ExpoManagement 2012 - 2o.Dia


segundo dia de ExpoManegement 2012 ficou marcado com temas principalmente em torno de Sustentabilidade. Interessante que, diferente de edições anteriores, a Sustentabilidade que antes estava mais focada no chamado Tripple Bottomline (resultados Financeiros, Sociais e Ambientais), agora evoluiu para a incorporação da Criação Compartilhada de Valor. Muito interessante.

O prof. Stuart Hart abriu os trabalhos falando de Sustentabilidade e Inovação. Fez um balanço da evolução do tema e das bem e mal fadadas iniciativas nessa seara.

O consagrado Michael Porter deu sequência ao evento falando da  Criação Compartilhada de Valor, conceito que deu tom a outras palestras do dia.

Howard Schultz, CEO da Starbucks (impossibilitado de comparecer por problemas familiares com o furacão Sandy) participou via vídeo gravado que tratou das iniciativas sociais da empresa face a crise Americana e coincidentemente a outro desastre natural por lá, o Katrina. Excelentes exemplos de ações eficientes de iniciativa privada em casos de crises econômicas ou desastres naturais.

A volta do almoço foi com o prof. Miguel Nicodelis, pesquisador brasileiro de renome mundial que abordou as últimas descobertas da Neurociência. Ele também anunciou o projeto Walk Again que desenvolve um exoesqueleto comandado pelo cérebro para uso de paraplégicos. Segundo ele, planeja-se que o pontapé inicial da Copa de 2016 seja feita por um jovem paraplégico brasileiro usando essa veste. Sensacional!

Na sequência, Ken Robinson subiu para falar de Liderança e Cultura de Criatividade, e como nosso modelo escolar do último século vem castrando o desenvolvimento criativo, essencial  nos negócios em nossos tempos atuais.

O prof. Derek Abell, em seguida, abordou o dilema da Gestão dos Resultados de Curto x Longo Prazos, sugerindo formas de gestão paralelas, duais.


Este segundo dia de ExpoManagement 2012 foi encerrado com Fred Gelli, designer brasileiro que falou de Design e Sustentabilidade, com excelentes paralelos do design na natureza e como podemos aproveitar esses conceitos na gestão de "marcas vivas".

O destaque, na minha visão, foi dividido por Michael Porter, não só por sua relevância e contribuição à teoria da Competitividade, mas também pelo novo conceito de Criação Compartilhada de Valor que deve nortear os negócios nesse século; e por Sir Ken Robinson pela abordagem super humorada - british witt! - sobre como encaramos e podamos a criatividade em nossas vidas.

Mais detalhes, palestra a palestra, publicaremos nos próximos dias.


:)

< / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)