A profa. Youngme Moon de Harvard falou na ExpoManagement 2012 sobre "Estratégias Inovadoras de Diferenciação".
Até que ponto você é Diferente de seus concorrentes?
Estamos em uma fascinante época na história do consumo: a verdadeira Diferença tornou-se RARA entre as empresas.
Em sua palestra, Youngme abordou os pontos de seu famoso livro "Diferente", cuja resenha recomendo fortemente a leitura (aqui).
Somos experts de nossos mercados, mas os consumidores não. Podemos ver diferenças imperceptíveis aos olhos deles.
Vistos a uma certa distância, todos os produtos em uma determinada categoria ficam todos iguais: uma "mancha homogênea".
Ela citou os casos da Ikea (móveis) e do Mini Cooper (automóvel) como exemplos de empresas que souberam explorar seus pontos fracos, transformando-os em diferenciação e força para ganhar mercado, na contramão da razão.
Segundo Youngme, a real diferenciação nos negócios futuros, estará na oferta de algo escasso, no compromisso com alguma grande ideia e em ser extremamente humano.
A diferenciação não é mais apenas uma tática, é uma forma de pensar.
Não existe nenhuma fórmula ou algoritmo para ser diferente.
Confira os detalhes e conceitos na resenha do livro.
Até que ponto você é Diferente de seus concorrentes?
Estamos em uma fascinante época na história do consumo: a verdadeira Diferença tornou-se RARA entre as empresas.
Em sua palestra, Youngme abordou os pontos de seu famoso livro "Diferente", cuja resenha recomendo fortemente a leitura (aqui).
Somos experts de nossos mercados, mas os consumidores não. Podemos ver diferenças imperceptíveis aos olhos deles.
Vistos a uma certa distância, todos os produtos em uma determinada categoria ficam todos iguais: uma "mancha homogênea".
Ela citou os casos da Ikea (móveis) e do Mini Cooper (automóvel) como exemplos de empresas que souberam explorar seus pontos fracos, transformando-os em diferenciação e força para ganhar mercado, na contramão da razão.
Segundo Youngme, a real diferenciação nos negócios futuros, estará na oferta de algo escasso, no compromisso com alguma grande ideia e em ser extremamente humano.
A diferenciação não é mais apenas uma tática, é uma forma de pensar.
Não existe nenhuma fórmula ou algoritmo para ser diferente.
Confira os detalhes e conceitos na resenha do livro.
Acompanhe a cobertura das demais palestras da ExpoManagement 2012 aqui.
:)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)