A Maior de Todas as Vantagens - Patrick Lencioni

    
Título: A Maior de Todas as Vantagens
Autor: Patrick Lencioni
Tradução de: The Advantage
Editora: Elsevier-Campus
Ano: 2012
Páginas: 240
ISBN/EAN: 9-788535-256581


'A Maior de Todas as Vantagens' de Patrick Lencioni foi escolhido pelo site 800-CEO-read como Melhor Livro de Negócios de 2012.

Vamos entender porque.

Lencioni ficou famoso por diversos livros sobre Gestão de Pessoas, Equipes e Liderança. De certa forma, fruto de mais de 20 anos de pesquisa continuada, 'A Maior de Todas as Vantagens' é um resumo das ideias de suas obras e uma continuação de seu livro mais conhecido, 'Os 5 Desafios das Equipes' (2002).

Patrick defende que a real vantagem competitiva para qualquer organização não é tecnológica, financeira, de marketing ou inovação. Tudo isso, segundo ele, pode ser cedo ou tarde imitado. A Maior de Todas as Vantagens é na verdade a Saúde Organizacional, a capacidade de ter foco, comunicação clara e trabalho em equipe.

Para ser ter uma organização saudável, Lencioni defende que deve se seguir 4 disciplinas:

I. Construir uma Equipe Coesa de Liderança
Uma liderança coesa só é possível com um ciclo virtuoso onde a Confiança gera Conflitos Saudáveis (construtivos), que levam ao Compromisso, que traz a Responsabilidade e que por sua vez leva ao foco nos Resultados (vide Os 5 Desafios das Equipes).

II. Criar Clareza
A organização deve, com absoluta clareza e simplicidade, responder às 6 perguntas essenciais:
1. Por que existimos? (nossa missão, contribuição à sociedade)
2. Como nos comportamos? (como agimos, nossos valores essenciais atuais, não os "desejáveis" futuros)
3. O que fazemos? (nosso principal produto/serviço)
4. Como teremos sucesso? (nosso fator-chave de sucesso, nosso diferencial, reflexo de nosso comportamento aplicado a o que fazemos; respostas 2 + 3 combinadas)
5. O que é mais importante exatamente agora? (foco de curto prazo, nosso maior desafio atual)
6. Quem deve fazer o que? (responsabilidades)
Para se chegar a essas respostas, a liderança principal deve ser convocada a um workshop, distante da sede da organização para, livre das tarefas e ambiente do dia-a-dia, honestamente auto-avaliar a organização.

III. Exagerar na Clareza
Comunicar e alinhar TODA a organização com as 6 respostas, exaustivamente.
A repetição, ao contrário do que se pensa, não gera chateação, mas psicologicamente, justamente por ouvirem de diferentes fontes em diferentes momentos, os membros da organização passam a crer e praticar o que se espera deles.
Alguns fatores colaboram para isso: repetição, simplicidade, múltiplos meios, efeito cascata (líderes intermediários repetindo a mensagem aos níveis abaixo).

IV. Reforçar a Clareza
Todos os processos essenciais devem reforçar a mensagem e valores. Principalmente os processos que envolvam pessoas, os Sistemas Humanos:
1. Recrutamento - todos os processos de contratação devem evidenciar e permitir selecionar futuros membros que comunguem com os mesmos valores da organização. Mesmo que determinados candidatos tenham habilidades técnicas ou conhecimentos específicos necessários à organização, se eles não tiverem os valores morais de comportamento que a organização prega, não adianta contratá-los, pois logo ficarão destoantes da organização, desmotivados ou pior, desmotivando os demais membros.
2. Performance - as metas de performance devem refletir as "6 respostas".
3. Reconhecimento e Recompensas - da mesma forma, os membros mais alinhados às "6 respostas" e com melhor performance devem ter as maiores recompensas e reconhecimento.
4. Demissão - por outro lado, membros desalinhados com as "6 respostas" devem ter oportunidade de buscar melhores organizações em que possam colaborar. Importante ressaltar que membros de baixa performance, mas que tenham alinhamento com os valores não devem ser dispensados quando evidente que alinhados com os valores, e sim, deve ser dada nova oportunidade e orientação, já que o mais difícil eles já tem, os valores. Habilidades técnicas e conhecimentos podem e devem ser ensinados. Difícil mesmo é transmitir valores.

É uma abordagem sem dúvida interessante.

Saiba mais, no site do Autor.
Lá é possível encontrar ferramentas (em inglês) de aplicação dos conceitos de criação de Saúde Organizacional.

A Maior de Todas as Vantagens está também entre os 10 Melhores Livros de Negócios de 2012 segundo o Amazon.

:)
< / >.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)