Paul Dickinson: Lucrando com a Sustentabilidade

   

"Empresas Sustentáveis tem performance melhor."

O prof. Paul Dickinson abriu a ExpoManagement 2013 falando sobre Sustentabilidade e a possibilidade de lucrar com ela. Em edições anteriores do congresso, muito se falou de Sustentabilidade, do Tripple Bottomline, da Criação Compartilhada de Valor, e outras nuances do tema. O ponto interessante desse ano, é que dados indicariam que as empresas aparentemente mais Sustentáveis tem apresentado performance melhor que as concorrentes que não se importam com a Sustentabilidade. 

É exatamente esse ponto que defende o prof. Dickinson, fundador e principal executivo da ONG CDP - Carbon Disclosure Project, que monitora, estuda e divulga a emissão de carbono de empresas. Muito mais que "apenas" fazer o bem para a humanidade, as empresas que tem bom desempenho em emissões controladas de carbono e consumo e poluição de água, tem demonstrado resultados melhores nos negócios que seus concorrentes.

Segundo Dickinson, o poder Político agora está com as Empresas. 81% das maiores Empresas (G500) já reportam suas emissões de carbono e tem performance até 30% superior a de seus concorrentes. De alguma forma já estamos começando a testemunhar a evolução do Capitalismo nos moldes que preconizou Michael Porter, ao dizer que migraremos da maximização da criação de Valor para os Acionistas para a maximização da Criação de Valor Compartilhado. O Capitalismo dos 'Produtos Bons' vai virar o Capitalismo das 'Empresas Boas' (típico conceito do Marketing 3.0):

O melhor do mundo -> o melhor PARA o mundo.

Segundo Dickinson, nesse aspecto as Empresas brasileiras tem muito a colaborar: "vendam o coração brasileiro para o mundo. O mundo precisa dele!"

Interessantes pontos. Resta no meu ver, um ponto de reflexão: 
As Empresas do G500 tem melhor performance por serem mais sustentáveis ou a sustentabilidade é mais fácil de implementar quando já se tem melhor performance?
Ou seja, existe relação de causa-efeito entre Sustentabilidade e Performance?
Típico dilema "Tostines" (vende mais porque está sempre fresquinho, ou está sempre fresquinho porque vende mais?).
O que é causa? O que é efeito?

Confesso que não investiguei mais a fundo para saber.
Um caso para a curiosidade, perspicácia e disciplina de Jim Collins...

Não acha?

Confira a cobertura das demais palestras da ExpoManagement aqui.

< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)