ExpoManagement: Homenagem a Prahalad


Essa 10a. Edição do ExpoManagement foi dedicada à C.K. Prahalad que faleceu esse ano.

O professor Prahalad, um dos papas do Management e "Guru da Riqueza na Base da Pirâmide", graduou-se em Harward e fez carreira na Universidade de Michigan, chegando ao cargo máximo naquela instituição e é autor de diversos livros e teses:


.The Core Competence of the Corporation (com Gary Hamel, 1990).
.Competindo pelo Futuro (com Gary Hamel, 1994).
.O Futuro da Competição (com Venkat Ramaswamy, 2004).
.A Riqueza na Base da Pirâmide (2004).
.A Nova Era da Inovação (com M.S. Krishnan, 2008).


Prahalad foi o primeiro pensador de negócios de país emergente realmente influente. Seus estudos sobre a pobreza no mundo, levaram-no a ser conhecido por seu "Pensamento Indiano de Prahalad" sobre as oportunidades de negócios na base da pirâmide social. Segundo ele, as empresas não precisam ajudar as pessoas miseráveis do mundo com programas sociais se não quiserem. Precisam sim, empresas e instituições financeiras, aprender a lidar com esse mercado consumidor. Existem cerca de 4 bilhões de pessoas no mundo que vivem com cinco dólares ou menos por dia. Desses 4 bilhões, um terço vive com menos de UM dólar/dia! As empresas e instituições financeiras podem melhorar a vida dessas pessoas, não com caridade, mas desenvolvendo produtos e negócios - rentáveis para as empresas e instituições - desenvolvidos especificamente para esse público, um gigantesco mercado consumidor. Mas para isso, produtos e formas de comercialização tradicionais não servem.

Um bom exemplo é o Grameen Bank de Muhamed Yunus de Bangladesh, o "Banco dos Miseráveis", umas das mais rentáveis instituições financeiras do mundo, que baseia suas operações em micro-créditos. Totalmente alinhado com o Pensamento de Prahalad.




Sem dúvida, o legado de C.K.Prahalad ainda vai ecoar muito nesse século de profundas mudanças.
Certamente no futuro não tão distante, Prahalad vai ser lembrado com um dos primeiros visionários do mundo mais colaborativo e na inserção da base da pirâmide social no mercado consumidor.


"First things first. Poors first."


Veja o resumo das palestras da ExpoManagement aqui.


< / >.

2 comentários:

  1. Prahalad vai ficar na memória, todos nós estudantes de administração são seriam nada se no passado não houvesse existido pessoas como ele, ele é um tesouro precioso que passou pelo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.
      Ainda bem que ficamos com o legado de seu pensamento.
      Grato por comentar! $uce$$o!
      :)
      < / >.

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)