O consultor finlandês e autor de diversos livros de tecnologias móveis, Tomi Ahonen, uma das maiores autorizades em Negócios baseados em Mobilidade, subiu ao palco da ExpoManagement 2011 com seu característico chapéu. Segundo o caricato Ahonen ele faria a palestra sem o chapéu, mas que depois circularia pela feira com ele para que as pessoas pudessem reconhecê-lo mais fácil caso quisessem falar com ele. Boa sacada!
O objetivo de Ahonen em sua palestra era mostrar como a revolução das Comunicações Móveis (celulares) está trazendo novas possibilidades de negócios e lucros.
Ele começou dando uma dica de como adivinhar a idade de uma pessoa apenas pelo modo com que ela responde um SMS (mensagem de texto de um celular):
(foto: HSM)
- se ela desliga o aparelho logo após, ela tem mais de 60 anos;
- se responder com uma chamada de voz, tem mais de 50;
- se responder com um SMS curto, tipo "sim", "não", "ok", etc, tem mais de 40;
- se a resposta for longa, digitada provavelmente em um smartphone com teclado qwerty (completo), tem mais de 30;
- se a resposta for muito rápida e ininteligível em suas abreviações, tem mais de 20;
- se receber 2 respostas, de 2 números diferentes, é um adolecente.
A forma com que interagimos com as novas tecnologias entrega nossa idade. E as tecnologias móveis sem dúvida estão entre as que melhor servem de termômetro. Do que podemos concluir que as tecnologias móveis desempenharão, e em alguns casos já desempenham, um papel muito importante na vida dos hoje adolecentes, futuros cidadãos economica e laboralmente ativos. E isso traz uma série de oportunidades de negócios e portanto lucros. Ficar fora dessa seara, sem dúvida, é tolice. O quanto antes as empresas entenderem seus prováveis papéis nessa sociedade pós-mobilidade, melhor.
Entender essa tecnologia e possibilidades não é tão fácil ou trivial quanto parece. Segundo Ahonen, da mesma forma que a Tv é muito diferente do Rádio, o acesso Móvel é muito diferente do acesso (fixo) da Internet. Mobilidade e Internet não são a mesma coisa. O conteúdo e as aplicações de Mobilidade tem necessiadades diferentes. Entre as principais características estão a Conveniência, a Circunstância e a Urgência. Mas da mesma forma que a Tv não acabou com o Rádio, a Mobilidade complementa a Internet.
Em média, um email leva 48h para ser respondido. Já um SMS, 4... minutos!
Hoje qualquer celular de média capacidade tem mais memória e capacidade de processamento que todos os computadores da Nasa quando a humanidade pela primeira vez pôs um Homem na Lua, nos lembra Tomi. E não poucos os celulares pelo mundo. Veja alguns números que Tomi mostrou:
No mundo serão, ao final de 2011:
. 1,3 bilhão de computadores (incluindo PCs, note/netbooks e tablets);
. 1,8 bilhão de Tvs (sendo alguns casos de mais de um por domicílio);
. 2 bilhões de usuários (distintos) de cartões de crédito;
. 2,3 bilhões de correntistas (distintos) bancários;
. 2,5 bilhões de usuários de internet (móveis incluídos);
. 4.2 bilhões de usuários de escova de dentes;
. 5,8 bilhões de números telefônicos celulares;
Além disso, o celular tornou-se um equipamento pessoal tão importante que tem gente que volta para casa para buscá-lo caso tenha esquecido, mesmo que tenha de chegar atrasado ao trabalho ou outro compromisso. Coisa que não faz com o relógio ou mesmo a própria carteira. Outro dado interessante. Pessoas que perdem o cartão de crédito, levam até um dia para comunicar a perda à operadora. Celulares perdidos ou roubados são comunicados à Operadora em questão de minutos. Em pesquisa feita no Reino Unido, 75% dos pesquisados admitiram usar o celular mesmo quando estão sentados no banheiro (não é só lá, garanto!).
Veja outros números surpreendentes:
. 150 vezes ao dia. É a quantidade média mundial de vezes que alguém confere seu celular. É uma vez a cada 7 minutos, contado apenas o período que se está acordado;
. 10% das pessoas na Inglaterra já toparam com algum obstáculo na rua por estarem distraídas digitando ou lendo algo ao celular;
. 42% dos adolecentes americanos são capazes de digitar um SMS sem olhar para seu celular;
. 48% dos adolecentes ingleses enviam SMS enquanto conversam com outras pessoas;
. 28% dos britânicos abandonaram o relógio por usar o do celular;
. 70% dos donos de smartphones usam-nos dentro de lojas físicas para comparar preços e pesquisar produtos alternativos;
Adolecentes em Países desenvolvidos preferem comunicar-se ao celular que assistir Tv. E perguntadas qual sua forma preferida de comunicarem-se com os amigos, a forma prioritária respondida é o SMS, depois a chamada de voz tradicional e em 3o. as redes sociais.
Ahonen citou dezenas de exemplos de novas aplicações de mobilidade. Desde o m-commerce, variante móvel do comercio eletrônico (lojas virtuais) que permite o cliente fzer suas compras na internet através de um site ou aplicação específica para aparelhos móveis; até usar o próprio celular como meio de pagamento no lugar do dinheiro ou cartões de plástico, o tal do m-payment.
Como novo tipo de mídia, o celular também desponta como uma forma de melhor taxa de retorno. Campanhas via SMS chegam a ter 98% de reposta, chegando a casos de consumidores reclamarem por receberem... poucos (!) anúncios de descontos.
O celular já é considerado a 7a Mídia (além da impressa, gravada, cinema, rádio, Tv e internet), com os seguintes benefícios únicos:
. Primeira mídia de massa pessoal;
. Permanentemente contectada;
. Sempre à mão;
. Permite pagamentos no próprio dispositivo (não dá para comprar usando a Tv, o jornal, o rádio, etc);
. Disponível para impulsos criativos (tira fotos, grava vídeos, os mais modernos permitem até anotações manuscritas!);
. Informações mais precisa sobre o público;
. Captura o contexto do consumo (hora, local, etc);
. Possibilita realidade aumentada.
"Em 2030, Mobilidade será o maior negócio do mundo. O futuro do dinheiro é a Mobilidade", disse enfático.
"Em 2030, Mobilidade será o maior negócio do mundo. O futuro do dinheiro é a Mobilidade", disse enfático.
Um dos inúmeros exemplos mostrados por Tomi Ahonen foi o HomePlus marca da rede de supermercados Tesco na Coréia: enquanto aguardam os trens chegarem na estação de trem, os clientes tem em suas frentes paineis que simulam imagens de prateleiras de supermercado com imagens de produtos com suas etiquetas de código de barras com preço. Usando a câmera do celular e a aplicação do HomePlus, permite que a pessoa escolha os produtos que quer comprar e paga via celular. Assim, para alguns itens de conveniência, a pessoa não precisa gastar tempo indo ao supermercado, compra na fila do metrô e as mercadoria são entregues em casa. Genial!
Veja um vídeo explicativo abaixo:
Nada mal a idéia, não?
Bom. Sua vez agora: já pensou como seu negócio pode ou vai incorporar a mobilidade?
Não vá dizendo que "ah! tem tempo"... algum de seus concorrentes com certeza já está pensando.
Boa sorte!
Não fosse a Mobilidade eu não poderia ter feito a cobertura inloco, ao vivo pelo twitter, da ExpoManagement 2011.
Não fosse a Mobilidade eu não poderia ter feito a cobertura inloco, ao vivo pelo twitter, da ExpoManagement 2011.
Veja o resumo das outras palestras da ExpoManagement aqui.
J < / >.
Fantástico o post. Acho que só em cidades com o perfil da coréia do sul ( o vídeo já fala que é um mercado único) isso pode acontecer. O vídeo mostra muito bem o potencial não explorado das comunicações móveis.
ResponderExcluirGrato, André Luiz, pelo comentário.
ResponderExcluirDe fato a Coréia do Sul é um mercado muito atípico com relação às comunicações móveis e ao uso de outras tecnologias.
Mas nesse caso específico - eCommerce no metrô - sem dúvida tem potencial para ser implantado em outros mercados.
Vamos ver se isso não inspira alguma empresa no Brasil.
Abraço.
:)
< / >.
Muito interessante esse artigo. Realmente é possível perceber a idade do usuário pela forma como ele responde a um SMS.
ResponderExcluirMandou super bem o Tomi Ahonen nessa.
ExcluirGrato pelo comentário, LUIZ.
Abraço e sucesso!
:)
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