Foco - Daniel Goleman

   
Título: Foco
Autor: Daniel Goleman
Tradução de: Focus
Editora: Objetiva 
Ano: 2014
Páginas: 296
ISBN/EAN: 9-788539-005352

Atenção com o título do livro: pode facilmente induzir que seja de auto-ajuda... e não é.
Atenção com o subtítulo do livro: pode parecer óbvio.... e é!

O prof. Daniel Goleman é conhecido pela sua importante teoria (e livro, 2005) de Inteligência Emocional. Agora em 'Foco', ele aprofunda seus estudos para provar o senso comum de que para se concluir algum projeto, empreendimento ou mesmo tarefa mais corriqueira com sucesso, eficiência, se necessita Foco.

O conceito nos faz lembrar a idéia de Jason Fried & David Hansson em Rework (2010) de que quando as pessoas precisam fazer uma tarefa bem feita, fazem-na fora do ambiente normal de trabalho. Pois é  necessário foco e no ambiente normal o mais comum são as interrupções (inoportunas).

Segundo o prof. Goleman, "a Atenção é como um músculo: se você não usa, atrofia". Por outro lado, usando-a muito, ela se desenvolve e se fortalece.

Vivemos na Era da Distração. A quantidade de informação a qual somos expostos diariamente é simplesmente imensa. Vivemos em um estado de "atenção parcial contínua", tudo está prestes a nos distrair: celular, email, facebook, etc. Superficialidade. A primeira consequência imediata e que muitos pedagogos apontam como um perigo para as jovens gerações é que estamos desenvolvendo seres humanos superficiais. Muita coisa para se lidar, acabamos lidando com tudo apenas superficialmente. Não temos tempo nem paciência para aprofundarmos em nada. Falta o tal Foco. A capacidade de selecionar o que merece nossa atenção.

Até aí, sem novidade, todos temos de uma forma ou outra essa mesma percepção. Sim, gostaríamos todos de ser mais focados, mais profundos, mais produtivos e mais eficientes. 

Mas a pergunta é: como!?

Daniel Goleman defende que a Atenção e o Foco podem ser treinados. Tal qual a metáfora do músculo. Treinando o Foco, ele não atrofia, e se desenvolve. Segundo ele, são justamente as pessoas com maior capacidade de Foco que melhor se dão nos estudos, trabalhos, artes, e relações pessoais. Portanto exercitar seu Foco é o essencial.

Tanto quanto exercício, o "músculo" do Foco também necessita Descanso, porque a Atenção se fatiga ao passar do tempo. Quando você nota que sua Atenção se desfoca, lê as palavras mas não apreende nada, Presta atenção no que as pessoas lhe dizem, mas é incapaz de repetir a mensagem, é sinal claro que seu Foco se foi, cansou, o "músculo" precisa reenergizar-se. 

Como?
Ao invés de forçar a Atenção em um determinado tema, relaxe. Deixe o cérebro vaguear a atenção com coisas dispersas e aleatórias. Cansado de determinado tema, ele certamente vai achar algo com qual se distraia. Passado um tempo, ele tem energia suficiente para se concentrar no tema original novamente. Esse break é essencial. Saber notar sua falta de atenção é essencial. E saber impor-se uma pausa, ainda mais essencial. 

Outro truque da Atenção que Goleman ensina é quanto ao Planejamento.
Normalmente temos dificuldade de planejar coisas e eventos distantes. A ideia de problemas futuros é complexa e não natural ao ser humano. Programados para sobreviver, temos a tendência animal de concentrar-nos mais nos problemas e ameaças imediatas, ou de curto prazo que nas de médio e longo prazos. É natural, não tem por que culpar-se por esse sentimento e hábito. No entanto, os problemas e desafios futuros estarão lá e cedo ou tarde, tornar-se-ão presentes e daí pode ser tarde demais.

Então como encarar e planejar eventos futuros? Segundo Goleman, outra vez é uma questão de Foco. Para se planejar coisas futuras, é necessário focar-se no assunto e imaginar. O cérebro humano, diferente dos demais animais, é o único capaz de imaginar-se em situações futuras. Alguns animais, como o homem, podem ter lembranças de coisas passadas, sensações, etc. Mas imaginar-se em situações futuras apenas o animal homem é capaz. O exercício é tentar imaginar-se na situação futura: que sensações vai ter, buscar descrever a situação com mais detalhes possíveis. Ao imaginar a situação no futuro, os prováveis gargalos, obstáculos, desafios virão à mente. Buscar resolvê-los de antemão é o exercício essencial do planejamento. E Foco é novamente a chave.

Daniel ilustra no livro diversos casos do dia-a-dia para explicar seus conceitos.

Interessantes pontos. Por mais que um pouco óbvios em seu conceito, mas talvez a sacada vital de Goleman está no COMO tratar o Foco. Por isso é válido o livro 'Foco' de Daniel Goleman.

< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)