Vencendo a Crise - Tom Peters

   

Título: Vencendo a Crise
Autor: Tom Peters & Robert Waterman
Tradução de: In Search of Excelence
Editora:  Harper Row
Ano: 1982
Páginas: 392

O maior inimigo da Inovação é o Incrementalismo, a Melhoria Contínua.

Com essa afirmação polêmica, ainda mais no contexto dos anos 80, auge da Melhoria Contínua, Kaizen e outros conceitos de desenvolvimento com pequenas mas constantes melhorias, Thomas (Tom) Peters defendeu sua definição de Excelência.

Mais um livro na categoria vintage - um clássico da Administração dos anos 80 - com conceitos hoje básicos, mas que à época de seu lançamento, trouxeram um novo olhar sobre Inovação e Melhoria nas Empresas. A notoriedade de Peters e de seu livro não foi instantânea, mas foi crescendo a ponto de se considerar leitura obrigatória na década seguinte.

Tom Peters está entre os considerados grandes Pensadores da Administração e dos Negócios e sua contribuição para o conhecimento da Gestão é inegável.

A busca pela excelência e sucesso está em todas as organizações e empresas. Querer saber porque algumas organizações conseguem e outras não, para adotar as melhores práticas e processos já vem de longa data. Tom Peters foi um dos primeiros a formular conceitos derivados de sua busca como pesquisador. Outros seguiram nessa jornada, dentres eles James (Jim) Collins é recetemente o mais notável.

Tom Peters estudou dezenas de empresas, buscando encontrar a raiz de sua Excelência e capacidade competitiva. A conclusão e a jornada desse estudo ele narrou em seu livro com seu parceiro de pesquisa Robert Waterman, In Search of Excelence  (literalmente 'Em busca da Excelência') que em português saiu editado como Vencendo a Crise, um título mais vendedor. (Leia minha crítica sobre a armadilha dos títulos de livros de negocios). Hoje muita gente questiona a metodologia ou até mesmo o rol de empresas por ele então consideradas excelentes. Mas um fato não se pode negar, Peters e Waterman trouxeram luz à pesquisa e busca das melhores práticas e se olharmos mesmo hoje, meus conceitos são válidos, aceitos e aplicáveis mais de 30 anos passados.

Segundo Peters, a falta de paixão e o comodismo da Melhoria Contínua, no médio prazo mina a Excelência por inibir a Inovação, motor da evolução dos Negócios. 


Seriam 8 os fatores-causa de Excelência nas Organizações:

1. Pró-atividade, Tentativa & Erro - incentivar a inovação:
"Preparar, fogo, apontar", ao invés do "preparar, apontar, fogo".

2. Aprender com os Clientes - eles tem mais a nos ensinar que nós a eles. Observar o mercado desde o ponto de vista do usuário/cliente final tem muito mais ensinamentos que da prancheta de projetos.

3. Independência e Empreendedorismo - colaboradores e áreas que tem liberdade para tentar, pensando como donos do negócio.

4. Gestão se aprende gerindo - novamente a ação precede a suposição.

5. Motivação traz Produtividade - mais que simplesmente bons processos.

6. Foco - sair dando tiro para tudo quanto é lado só desperdiça recursos.

7. Simplicidade - processos e organizações enxutas trazem resultado com mais agilidade.

8. Mobilidade - estruturas e processos enxutos trazem a flexibilidade para mudar quando o mercado o demandar.

Não à toa, Vencendo a Crise de Tom Peters está entre os melhores livros de negócios de todos os tempos.

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