Liderança: Papo Furado - Jeffrey Pfeffer

   

Título: Leadership Bullshit
Autor: Jeffrey Pfeffer
Editora: Harper Business
Ano: 2015
Páginas: 272
ISBN/EAN: 9-780062-383167

Um livro definitivamente polêmico, mas muito realista.

Talvez o melhor livro sobre Liderança que tenha lido.

Segundo o prof. Jeffrey Pfeffer de Stanford:

Liderança Inspiradora não traz o resultado.
Liderança Aberta não faz a meta.
Muitos (autodenominados) gurus de liderança jamais tiveram cargo ou posição de líder.
Muitos líderes de êxito não faziam o que pregavam.

Em torno desses argumentos segue Leadership Bullshit (ainda sem edição em português, 2023) de Jeffrey Pfeffer.

Curso de Liderança virou uma 'Indústria'. Todo mundo hoje pode ter um blog, um Insta, uma consultoria, um curso sobre Liderança. A barreira de entrada nessa indústria não existe. Na verdade, Liderança virou moda. Todos buscam aperfeiçoar-se nesse atributo, mas não se vê, na comunidade executiva nos últimos anos, nenhuma melhora significativa a respeito. Palavras de ordem como Liderança Inspiradora, Autenticidade, Liderança Compartilhada, Liderança Aberta povoam o jargão executivo e acadêmico nas últimas décadas, mas resultados reais e práticos são muito poucos. Colaboradores seguem infelizes e líderes seguem sendo dispensados por maus resultados. Inspiração, em última análise segundo Pfeffer, não traz o resultado, não atinge as metas.

Pfeffer, ele mesmo um professor de Liderança em Stanford, se deu conta de o quanto os tantos cursos de Liderança são enganadores, quando certa vez um aluno o criticou por não ser 'inspiracional'.

O prof. Pfeffer ousa dizer, que a maioria dos autodenominados experts em liderança, jamais teve cargo de líder, ou se teve, não foi um líder de sucesso. Ou pior, normalmente não adotou o estilo de liderança que pregou depois em livros ou palestras. Pura enganação, puro papo furado! Isso porque existe um paradoxo, em muito ignorado, de suma importância na visão de Jeffrey: 

O que é bom para a Empresa, pode não ser bom para o Líder, e vice-versa.

Ser honesto, autêntico, modesto, criando confiança e cuidando dos demais, pode até ser agradável e fazer bem para a 'liderança' de um Executivo, segundo Pfeffer, mas raramente isso trará o resultado que a Empresa espera dele e da Equipe.


Obvio que em diversos casos práticos na história, isso ate aconteceu, liderança inspiradora e bons resultados. No entanto, Pfeffer nos chama atenção para a necessidade de ter evidências da relação causa-efeito entre Liderança e Resultados.

Segundo ele, mensuração de dados, objetivos claros, estratégia simples e conhecida por todos, PDCA (Planejar, Agir, Conferir e Corrigir no inglês) são o que trazem os resultados.

Inspiração traz Motivação.... mas de curto prazo. E isso não traz o resultado de médio e longo prazos.

Pfeffer faz suas recomendações:

Questione se as histórias de lideres de sucesso são de fato reais.
Pare de buscar Inspiração: você precisa de Fatos e Números, não fábulas.
A realidade das Empresas tem pouco a ver com Liderança puramente.
A essência da Liderança é fazer com que as coisas sejam feitas, quer os executores queiram ou não. Porque no médio prazo quem não faz, é excluído do time, Empresa.

Leadership Bullshit de Jeffrey Pfeffer, não à toa, está entre os Melhores Livros de Negócios do Finantial Times e da Strategy+Business.


< / >.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)