Liderança: Papo Furado - Jeffrey Pfeffer

   

Título: Leadership Bullshit
Autor: Jeffrey Pfeffer
Editora: Harper Business
Ano: 2015
Páginas: 272
ISBN/EAN: 9-780062-383167

Um livro definitivamente polêmico, mas muito realista.

Talvez o melhor livro sobre Liderança que tenha lido.

Segundo o prof. Jeffrey Pfeffer de Stanford:

Liderança Inspiradora não traz o resultado.
Liderança Aberta não faz a meta.
Muitos (autodenominados) gurus de liderança jamais tiveram cargo ou posição de líder.
Muitos líderes de êxito não faziam o que pregavam.

Em torno desses argumentos segue Leadership Bullshit (ainda sem edição em português, maio/2017) de Jeffrey Pfeffer.

Curso de Liderança virou uma 'Indústria'. Todo mundo hoje pode ter um blog, uma consultoria, um curso sobre Liderança. A barreira de entrada nessa indústria não existe. Na verdade, Liderança virou moda. Todos buscam aperfeiçoar-se nesse atributo, mas não se vê, na comunidade executiva nos últimos anos, nenhuma melhora significativa a respeito. Palavras de ordem como Liderança Inspiradora, Autenticidade, Liderança Aberta povoam o jargão executivo e acadêmico nas últimas décadas, mas resultados reais e práticos são muito poucos. Colaboradores seguem infelizes e líderes seguem sendo dispensados por maus resultados. Inspiração, em última análise segundo Pfeffer, não traz o resultado, não atinge as metas.

Pfeffer, ele mesmo um professor de Liderança em Stanford, se deu conta de o quanto os tantos cursos de Liderança são enganadores, quando certa vez um aluno o criticou por não ser 'inspiracional'.

O prof. Pfeffer ousa dizer, que a maioria dos autodenominados experts em liderança, jamais teve cargo de líder, ou se teve, não foi um líder de sucesso. Ou pior, normalmente não adotou o estilo de liderança que pregou depois em livros ou palestras. Pura enganação, puro papo furado! Isso porque existe um paradoxo, em muito ignorado, de suma importância na visão de Jeffrey: 

O que é bom para a Empresa, pode não ser bom para o Líder, e vice-versa.

Ser honesto, autêntico, modesto, criando confiança e cuidando dos demais, pode até ser agradável e fazer bem para a 'liderança' de um Executivo, segundo Pfeffer, mas raramente isso trará o resultado que a Empresa espera dele e da Equipe.


Obvio que em diversos casos práticos na história, isso ate aconteceu, liderança inspiradora e bons resultados. No entanto, Pfeffer nos chama atenção para a necessidade de ter evidências da relação causa-efeito entre Liderança e Resultados.

Segundo ele, mensuração de dados, objetivos claros, estratégia simples e conhecida por todos, PDCA (Planejar, Agir, Conferir e Corrigir no inglês) são o que trazem os resultados.

Inspiração traz Motivação.... mas de curto prazo. E isso não traz o resultado de médio e longo prazos.

Pfeffer faz suas recomendações:

Questione se as histórias de lideres de sucesso são de fato reais.
Pare de buscar Inspiração: você precisa de Fatos e Números, não fábulas.
A realidade das Empresas tem pouco a ver com Liderança puramente.
A essência da Liderança é fazer com que as coisas sejam feitas, quer os executores queiram ou não. Porque no médio prazo quem não faz, é excluído do time, Empresa.

Leadership Bullshit de Jeffrey Pfeffer, não à toa, está entre os Melhores Livros de Negócios de 2015 do Finantial Times e da Strategy+Business.


< / >.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)