- Sua Empresa tem um Departamento de Marketing?
Sim? Ótimo. Não? ...ótimo também.
Marketing não é um "departamento", é um conjunto de atividades.
Não ter um Departamento de Marketing em uma empresa não é necessariamente um problema. Mas certamente apenas tê-lo não é solução. As atividades de marketing "transbordam" o departamento. Não é apenas nas campanhas, anúncios, lançamentos, eventos, patrocínios, etc. que estamos "fazendo" marketing.
Também estamos quando:
. atendemos um telefone da Empresa;
. enviamos um email apartir de um endereço "@nome-da-empresa";
. usamos um produto da Empresa;
. alguém "fala" da sua marca (bem ou mal) na internet;
. alguém vai ao caixa de sua loja para pagar;
. emitimos uma nota fiscal ou enviamos uma fatura;
. alguém chega à recepção de nosso escritório ou à nossa loja.
Todo pequeno detalhe operacional que tenha contato direto com o cliente acaba "fazendo" marketing. Tenha certeza que esses detalhes, ainda que pequenos, são MUITO mais importantes que escolher aquele brinde de final-de-ano para seus clientes principais.
Marketing não é responsabilidade apenas do Departamento de Marketing. É responsabilidade de TODOS os Colaboradores e Associados.
Marketing não é responsabilidade apenas do Departamento de Marketing. É responsabilidade de TODOS os Colaboradores e Associados.
Pense bem antes de investir seu próximo centavo.
Invista em marketing, não necessariamente no Marketing.
Baseado em "O marketing não é um departamento" do livro "Rework" de Jason Fried & David Hansson, pág. 171 (sugestivo número... J ).
J < / >.
Boa André! Concordo com você e acredito também que RH não é um departamento, finanças não é um departamento e etc. Gestão e desenvolvimento de pessoas e uso racional de recursos é papel de todos.
ResponderExcluirExatamente, KEITH.
ExcluirPrincipalmente RH. Gestão de RH é papel de CADA gestor de pessoas. RH enqto depto dá a "direção", estabelece os processos e políticas, orienta. Mas quem gere as pessoas são os chefes diretos. "RH não é problema do RH e sim do Gerente".
Mas ainda tem muita gente "antiga" que pensa e pior, age, diferente.
Abraço e grato pelos comentários. Sempre bem-vindos!
:)
< / >.
Quando você menciona que "Não ter um Departamento de Marketing em uma empresa não é necessariamente um problema. Mas certamente apenas tê-lo não é solução" Sou obrigado a discordar, porém respeitando seu ponto de vista.
ResponderExcluirO departamento de marketing como foi muito bem explanado no texto é apenas um facilitador. O marketing na verdade é toda empresa “da linha de frente ao presidente”.
Porém deve-se ter um setor para reger essa orquestra, com processos, normas e métricas que é justamente o setor de marketing, com seus profissionais capacitados para tal.
Se não existe “departamento ou profissionais” de marketing na empresa, nada disso será possível, nada será executado, e se for executado não será medido, então mais uma vez discordo que a falta de um departamento de mkt numa empresa não seja problema, independente do segmento.
Em alguns casos, como indústrias navais, indústrias que realizam transações B2B, talvez ostentar um departamento de marketing para campanhas publicitárias e branding talvez, (eu digo talvez), não seja tão importante, mas tenho certeza que ter um departamento de mkt para realizar junto com o RH trabalhos de endomarketing é muito necessário, para valorização, motivação retenção de talentos.
Leonardo Lourenço
Excelente ponto, LEONARDO!
ExcluirÉ nesse sentido que mencionei não ter um "departamento", mas certamente a "função" Marketing é ESSENCIAL para o sucesso de qualquer empreendimento. Mesmo que seja desempenhado por uma pessoa, ou coordenado por ela.
Concordo 100% com suas bem colocadas observações!
Muito obrigado pela colaboração.
Sempre bem-vindo!
Abraços e sucesso!
:)
< / >.