9 Megatendências - Philip & Milton Kotler

   

Os irmãos Philip & Milton Kotler enumeram em seu recente livro (Marketing de Crescimento, 2013), 9 Megatendências que afetarão o crescimento e as oportunidades de negócios na presente década:

1. Redistribuição da riqueza e do poder econômico - da Europa Ocidental para os Estados Unidos, depois para Japão e Tigres Asiáticos e mais recentemente para os BRICS. A oferta de capital não é o problema. O problema está no poder de compra do cidadão médio, ainda muito baixo. Isso impacta nas marcas de luxo que tem agora oportunidades de explorar novas demandas nos mercados emergentes.


2. Deslocamento do foco estratégico - do Global para o  Regional, e do Regional para o Local. Grandes marcas já tem presença nos principais Países, nas capitais. Agora é a vez de explorar os interiores.


3. Urbanização e necessidade de Infraestrutura - novas cidades e megacidades estão surgindo. Oportunidade para a industria de Infraestrutura e seus fornecedores diretos e indiretos.


4. Oportunidades criadas pela Ciência & Tecnologia - os maiores problemas são velhos: pobreza, aquecimento global, falta de água, terrorismo, etc. Alguns podem ter soluções advindas de novas tecnologias.


5. Economia Global Verde - a escassez de recursos e a poluição dão oportunidades às empresas envolvidas com o reuso de recursos e nos insumos não-poluentes.


6. Valores Sociais em transformação - a revolução digital e a explosão da informação e canais espalham hábitos e modas mais rápido. Toda pequena tribo agora pode ser maior, pois as pessoas integrantes se encontram mais fácil pelas redes sociais e a internet. Cada micro grupo específico representa uma oportunidade em potencial.


7. Cooperação Público-privada - mais colaboração e menos antagonismo que marcou a economia capitalista até aqui.


8. Clientes mais poderosos - novamente a revolução digital deu poder aos clientes e cidadãos. Ignorar isso é apontar uma arma carregada para a cabeça da empresa/instituição.


9. Hipercompetição & Inovação Disruptiva - a mesma revolução digital acabou com certas industrias, eliminando intermediários, reinventando negócios inteiros. A assimetria competitiva pode ser rapidamente balanceada por concorrentes que podem surgir de uma simples garagem. Não basta monitorar os concorrentes diretos e conhecidos. O novo líder de mercado pode entrar pela janela e não pela porta da frente.


Vale ficar de olho nessas tendências e acompanhar como elas impactam nos negócios e na sociedade em que vivemos.

:)

< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)