Mudanças Estratégicas - Clayton Christensen

   

Em seu livro O Futuro da Inovação (2007), o prof. de Harvard Clayton Christensen aborda os 3 Processos de Previsão de Mudanças Estratégicas.

Segundo ele, é possível prever mudanças em um determinado setor econômico se seguirmos 3 passos básicos:
  • Atenção aos Sinais de Mudança - existem no mercado 3 tipos de consumidores:
1. Subservidos - nada lhes serve o bastante. Sempre buscam novidades. Consomem novos produtos e versões antes que os demais consumidores. Os tais "early adopters".


2. Bem-servidos - relutam em mudar de produtos, marcas, fornecedores. Não é porque é novidade ou melhoria que eles vão consumir. Precisa haver uma nítida relação de custo-benefício para eles consumirem.

3. Não-consumidores - por alguma razão, econômica, geográfica, política, cultural, educacional, etc, eles ainda não consomem produtos/serviços desse mercado. São alvo nítido para fornecedores que entendam essa limitação e oferecem alguma inovação disruptiva que ultrapasse essa barreira (preço baixo, distribuição, adaptação do produto, facilidade de uso, etc).

Pois bem, cada segmento desses tem seus fornecedores ou potenciais fornecedores. Toda vez que algum dos fornecedores ou potenciais fazem algo de diferente a qualquer um desses 3 segmentos de consumidores, pode ser um sinal de mudança. Monitorar esses movimentos é essencial.
Note que muitas vezes, não somos fornecedores de um desses 3 segmentos, mas monitorar o que os concorrentes fazem é essencial pois podem influenciar ou afetar os demais segmentos.

Ou seja, mudanças à vista!

  • Análise das Batalhas Competitivas - analisar pontos fortes, fracos e obscuros de cada player (fornecedores, compradores e consumidores). 
Fique de olho nas assimetrias. É justamente onde há assimetrias muito dispares é que surgem oportunidades para algum fornecedor fazer algo que os demais não estão dispostos. 

Ou seja, mudanças à vista!

  • Avaliação das Opções Estratégicas - que podem determinar vencedores e perdedores.
Empresas estreantes, por exemplo, muitas vezes optam por atenderem justamente os segmentos "não-consumidores" para evitar atritos iniciais desnecessários com os poderosos líderes de mercado. No entanto, com o passar do tempo, migram sua oferta para os "bem-servidos" propondo custo-benefício vantajosos. E assim vão ganhando mercado aos poucos.

Ou seja, mudanças à vista!

Interessantes pontos-de-vista.

Se preferir visualize o resumo desse post em formato apresentação (prezi) abaixo:



Confira também outros posts sobre o prof. Clayton Christensen:
. 5  Mitos da Inovação
. Inovações que geram Crescimento
. The Thinkers 50 - 2011
. Fast Company: Os Melhores Livros de Negócios de 2012

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