Segundo o prof. da London Business School, Gary Hamel, nitidamente podem ser detectados 8 Mitos da Inovação:
1. Grandes Ideias já começam grandes - na verdade tudo começa pequeno. Esperar por uma ideia grande é perder tempo. Pequenas ideias, em quantidade, devidamente peneiradas, estudadas e testadas podem crescer.
2. Inovação limita-se a produtos - a desculpa da autolimitação. É possível inovar em modelos de negócio, em política de preços, relação com consumidores, processos internos, etc.
3. Inovação limita-se a produtos ou indústrias de primeira linha - inúmeros são os de inovação em indústrias ou setores econômicos e não-econômicos menos glamourosos. Inovação cabe em qualquer setor.
4. Inovação não pode ser ensinada - outra desculpa da autolimitação. Inovação é uma plataforma, um processo, um método e não o seu resultado. Portanto Inovação pode sim, perfeitamente ser ensinada.
5. "Não é minha responsabilidade" - outra autolimitação. Por ser um processo/método pode ser compartilhado com qualquer colaborador em qualquer nível hierárquico. Evidentemente que a colaboração é função do mérito e preparo de cada um.
6. Inovação é arriscada - em certo ponto correto. Inovação tem mais risco que operações ortodoxas em curso. Mas esse risco pode sim ser calculado e os experimentos limitados a riscos menores. Vide "Primeiro tiros de revolver, depois de canhão" de Jim Collins.
7. Inovação é muito dispendiosa - não necessariamente. O principal no processo de inovação é o aprendizado. É possível aprender barato, desde que em experimentos bem limitados. E os benefícios do aprendizado da inovação são inúmeros.
8. Inovação é exceção - executada em repetição, a inovação como processo pode se tornar capacidade sistêmica da organização. Aliás é o que se se busca nas organizações do futuro, fazer com que inovação torne-se essencial, básico, rotina e não atividade específica aleatória e eventual.
Esses 8 mitos tem muito em comum com os do prof. Clayton Christensen. Confira.
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