Professor de Harvard e experimentado Executivo, Bill George falou dos desafios de Liderança no séc.XXI no ExpoManagement.
Segundo George, os gestores americanos ficaram fascinados com as empresas chinesas na ascensão destas, mas poucas se tornaram globais. A exceção talvez seja a Lenovo. Isso porque as empresas chinesas ainda não se adaptaram à liderança moderna. E Liderança é a real causa-raiz do insucesso das Empresas, nas palavras de George.
Líderes não falham por falta de preparo técnico, de QI (inteligência), mas de Inteligência Emocional. Líderes não conhecem a si mesmos, e não admitem seus erros.
Eles precisam ter claro 3 conceitos/questões:
1. Qual o propósito da sua Liderança?
2. Como vai sustentar sua Liderança? Continuando seu desenvolvimento.
3. Como vai continuar crescendo? Seus próximos passos?
O séc.XXI será volátil, caótico, incerto e ambíguo. Isso demandará dos Líderes serem Visionários, Compreensivos, Claros e Adaptáveis.
O que garante o sucesso das Empresas, no final das contas, são seus Valores, que é um aspecto humano. A diversidade dos líderes da empresa devem refletir a diversidade cultural de seus clientes e colaboradores. Tome o exemplo da Unilever: "se 70% dos nossos negócios estarão nos mercados emergentes em 2020, então 70% dos nossos líderes devem vir de lá."
Inteligência Cognitiva --> Inteligência Emocional --> Inteligência Global
A Liderança Autêntica vem das crenças, valores e princípios mais profundos do Líder. Ele precisa ter visão global, autoconhecimento, curiosidade cultural, empatia, alinhamento, colaboração e integração.
Ninguém quer ser liderado por alguém muito rápido e que não liga para os outros. George aprendeu isso da pior forma: fazendo errado no início de sua carreira. Na ânsia de ascensão, ignorou as pessoas. Finalmente percebeu-se infeliz, recusou uma proposta de trabalho que não lhe traria felicidade pessoal, e aceitou outra que deixaria sua família mais feliz. Isso mudou sua vida e sua forma de encarar seu trabalho. Percebeu o quanto estava sendo um mal líder, sendo egoísta.
Muita gente joga o jogo da empresa, traindo seus princípios, sem buscar sua felicidade pessoal. Seus verdadeiros valores afloram quando está sob pressão. Buscar seus valores intrínsecos mais que os externos para nortear sua liderança.
Segundo George, a principal pergunta a se responder é:
- Por que as pessoas deveriam segui-lo? Qual o seu verdadeiro propósito?
Busque a resposta não nos bajuladores, mas naqueles que dão o feedback honesto por mais ácido que seja (você sabe bem que são!).
A maioria dos conceitos explicados por Bill George estão em seu conhecido livro Autenticidade (2007). Vale conferir.
Confira a cobertura das demais palestras da ExpoManagement aqui.
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