Bem, as palestras do Prof. Philip Kotler são sempre uma aula.
Na última edição da ExpoManagement ele falou de Estratégias de Crescimento.
Depois da crise de 2008, o maior desafio das Empresas passou a ser conseguir seguir crescendo, sobretudo nos mercados mais maduros. Segundo
Kotler, a possibilidade de crescimento existe, dependendo das condições
econômicas específicas de cada País e da capacidade de Marketing das Empresas.
Kotler defende que existem 8 caminhos para crescimento, caminhos estes que nem
são novidade, mas as Empresas tem se esquecido deles, ou negligenciado usá-los:
1) Aumentar Participação de
Mercado – não baixando preços como instintivamente se pode crer, mas
focando mercados e segmentos onde a Empresa tenha alta capacidade de atender
bem.
2) Desenvolver Clientes
Engajados – ter clientes satisfeitos não é o suficiente. Existem aqueles
que se tornam fãs da marca, capazes de defendê-la. Esses clientes devem ser
identificados e ‘trazidos para perto’, engajados, incluídos em experimentação
de produtos ou até cocriação. Sentindo-se ‘donos’ da marca, alguns são capazes
de colaborar até de graça.
3) Criar Marcas Poderosas
– Marketing não é atividade apenas do Depto de Marketing. Todo e qualquer ponto
de contato com consumidores faz Marketing. Esses pontos (pessoas!) devem ser
reforçados.
4) Inovar Produtos e
Experiências – não apenas inovações incrementais, de melhoria, mas
inovações disruptivas também, sob risco de os concorrentes fazê-lo.
5) Expansão Internacional
– a crise não afeta os Países/Regiões da mesma maneira, dependendo da indústria
em questão. Busque mercados não ou mal explorados.
6) Aquisições, Fusões e
Parcerias – mas cuidado com o risco de assumir compromissos desnecessários
ou que não apresentem clara vantagem ou possibilidade de crescimento.
7) Responsabilidade
Socio-ambiental – em momento de crise, pode ser vantajoso abraçar essas
causas. Vale estudá-las.
8) Parceiras com Governos e
ONGs – tudo a ver com o conceito de Marketing 3.0 do próprio Kotler.
Cabe às Empresas escolher algum, alguns ou todos esses caminhos
para obter crescimento, de acordo com o cenário atual e SWOT de sua indústria
específica. Todos os caminhos, Kotler ilustrou com exemplos ricos e com a
didática peculiar desse que é considerado o Pai do Marketing moderno.
Professor Kotler sempre nos convidando a pensar. Grandes ideias e
dicas!
Esses conceitos estão em seu último livro Marketing de Crescimento (Elsevier-Campus, 2013), escrito em parceria com seu irmão Milton Kotler. Vale conferir a resenha.
Confira a cobertura das demais palestras da ExpoManagement aqui.
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Uma possibilidade pouco explorada em tempos de crise é o crescimento por meio de produtividade.
ResponderExcluirNessas épocas, todos procuram panacéias milagrosas. Engajar-se para ter ganhos de produtividade é um exercício muitas vezes doloroso mas, que dá resultados sustentáveis.
Uma certa montadora japonesa pratica isso desde a 2a guerra e sempre cresceu nos momentos de crise.
Sem dúvida, incrementos de produtividade são extremamente bem vindos em tempos de crise. No entanto, o que Kotler defende, no meu entendimento, é que antes de tudo, deve haver crescimento de vendas e/ou demanda para gerar mais receita. Ganhos de produtividade, garantiriam ganhos de lucratividade tbem que dps passada a crise, pode garantir crescimento adicional. Importante ponto que vc levantou.
ExcluirGrato pela colaboração.
Abraço. :)