Xadrez x Go

Ocidente x Oriente: A Estratégia sob a ótica cultural.




Nada representa melhor o contraste de como as culturas Ocidental e Oriental encaram a Estratégia que a comparação de dois jogos: Xadrez e Go.
Ambos são jogos de tabuleiro para dois jogadores com objetivos e regras bem definidos e são muito antigos e populares dentro da respectiva cultura. Visualmente, os tabuleiros até que se assemelham, quadriculados. Mas as semelhanças terminam ai.

A começar pelas peças: no Xadrez cada jogador tem 16: 8 peões e 4 pares de peças com movimentos distintos, incluindo o par Rei-Raínha. Já o Go compõe-se de peças idênticas e em número ilimitado. O inicio do jogo também prenuncia o desenrolar e o objetivo do jogo. No xadrez as duas equipes se perfilam completas e simétricas, cada uma do seu lado do tabuleiro. Existe nitidamente um lado para cada jogador e portanto uma linha de "avanço" inicial. O tabuleiro de Go começa vazio e não existe lado para cada jogador. A estratégia deve ser pensada e desenvolvida em todas as direções. Por fim o objetivo de cada jogo: no Xadrez ganha o jogo quem "matar" o Rei oponente, "matando" seu exército nesse caminho. Necessariamente o número de peças ao final do jogo é menor que no início. Já no Go, o objetivo é ocupar o máximo de "terreno" possível a ponto de imobilizar o adversário. Portanto o tabuleiro termina quase todo tomado de peças de ambos adversários, um deles, o derrotado, já sem opção de movimento.




[ Post em desenvolvimento... ]


< / >.

3 comentários:

  1. Legal Varguerita. Agora jogo Xadrez, mas não conhecia o Go. Nos 2 vc tem que apenas travar o oponente, seja o rei, sejam as peças.

    ResponderExcluir
  2. No fundo é isso sim.
    Só que eu acabei não CONCLUINDO esse post.
    Usei a comparação entre os 2 jogos para ajudar a ILUSTRAR o tema principal que é a diferença da estratégia oriental x ocidental.
    Só que não conclui e ficou parecendo apenas um comparativo dos 2 jogos.
    To devendo concluir essa...
    Valew por me lembrar!
    ;)
    < / >.

    ResponderExcluir
  3. André obrigado pelo link do meu blog nos seus favoritos. Há tempos eu acompanhava a resenha dos seus livros...

    Abração

    ResponderExcluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)