Título: Be #1 in Google
( 52 Fast and Easy Search Engine Optimization tools to Drive Customers to Your Web Site )
Autor: Jon Smith
Editora: McGraw-Hill
Ano: 2010
Páginas: 146
ISBN/EAN: 9-780071-629607
"Seja o número 1 no Google: 52 Ferramentas rápidas e fáceis de Otimização de Busca para levar usuários para o seu site." (tradução livre).
Ainda sem versão em português (agosto/2010), um excelente livro para iniciantes (como eu!) no assunto - SEO (Search Engine Optimization) - Otimização (de sites) para Buscadores.
Algumas palavrinhas sobre SEO
A inclusão digital e o crescimento da penetração da internet na população fazem cada vez mais com que pessoas juridicas e físicas busquem seu "lugar ao sol" no mundo virtual. No longo prazo, quem não estiver na internet e não tiver papel ativo nela, infelizmente será considerado um cidadão de 2a categoria. Quase que se não possuir um site, um blog, um dominio que seja, seria como se não tivesse um RG nesse "cibermundo". Isso desencadeou entre os que já tem seu site, seja institucional, loja virtual, blog, etc., a necessidade de competir para ser "encontrado". Isso tem dado aos Buscadores - sites de busca como o Google, Yahoo, Bing e tantos outros - poder para direcionar o tráfego de internautas para determinados sites. Cada buscador tem seus parâmetros e métodos para considerar um site mais relevante que outro. Portanto, para serem "achados" pelos buscadores com mais facilidade o sites estão alterando suas arquiteturas dentro de um conceito de Otimização para Busca, o tal SEO em inglês.
Sobre o Livro
O autor Jon Smith, que já publicou outros títulos sobre o tema, dá dicas diretas e claras para colocar em prática imediatamente. A diagramação e a linguagem simples do livro facilitam até para quem não tem um Inglês avançado, mas já dá suas ousadas em ler nesse idioma. Ideal para quem está começando a colocar, ou já colocou, seu site no ar, seja informativo ou eCommerce, e deseja implementar quick-wins sem precisar consultoria externa.
Ainda sem versão em português (agosto/2010), um excelente livro para iniciantes (como eu!) no assunto - SEO (Search Engine Optimization) - Otimização (de sites) para Buscadores.
Algumas palavrinhas sobre SEO
A inclusão digital e o crescimento da penetração da internet na população fazem cada vez mais com que pessoas juridicas e físicas busquem seu "lugar ao sol" no mundo virtual. No longo prazo, quem não estiver na internet e não tiver papel ativo nela, infelizmente será considerado um cidadão de 2a categoria. Quase que se não possuir um site, um blog, um dominio que seja, seria como se não tivesse um RG nesse "cibermundo". Isso desencadeou entre os que já tem seu site, seja institucional, loja virtual, blog, etc., a necessidade de competir para ser "encontrado". Isso tem dado aos Buscadores - sites de busca como o Google, Yahoo, Bing e tantos outros - poder para direcionar o tráfego de internautas para determinados sites. Cada buscador tem seus parâmetros e métodos para considerar um site mais relevante que outro. Portanto, para serem "achados" pelos buscadores com mais facilidade o sites estão alterando suas arquiteturas dentro de um conceito de Otimização para Busca, o tal SEO em inglês.
Sobre o Livro
O autor Jon Smith, que já publicou outros títulos sobre o tema, dá dicas diretas e claras para colocar em prática imediatamente. A diagramação e a linguagem simples do livro facilitam até para quem não tem um Inglês avançado, mas já dá suas ousadas em ler nesse idioma. Ideal para quem está começando a colocar, ou já colocou, seu site no ar, seja informativo ou eCommerce, e deseja implementar quick-wins sem precisar consultoria externa.
Veja algumas idéias dele:
. Trabalhe nichos. Seja específico.
. Pesquise seus concorrentes.
. Google não é a ÚNICA ferramenta de busca, é a MAIOR. Não se esqueça das outras.
. http://www.wordtracker.com/ e http://www.nichebot.com/ (para identificar quantas pessoas buscaram determinada palavra).
. Ao contrário do senso comum, PALAVRAS dizem mais que IMAGENS (para as máquinas de busca).
. Os nomes dos arquivos de imagem devem ser detalhados: "Televisor LED Samsung 46" ao invés de "tv1", "tv2", etc.
. Certificar-se que o site roda bem no Chrome , afinal é o browser da Google.
. http://www.opentracker.com/ e http://www.statcounter.com/ (para comparar com as estatísticas do Google Analytics).
. uma vez que seu eCommerce esteja "rodando bem", abra outro para concorrer, com outro apelo, outro target e preços diferentes (até maiores para testar a elasticidade a preço).
. http://validator.w3.org/ (para testar o HTML do site).
. Use menos JavaScript possível. Nem todo usuário sabe como baixar ou quer baixar. Ai ele não acessa partes do site. E os buscadores sabem disso. Sem contar que o Googlebot não "enxerga" o que está dentro do Java.
Enfim, o livro é muito bom no que se propõe ser: direto, simples e claro. Uma ótima referência para quem precisa saber de SEO mas não quer nem se especializar e nem é programador.
Saiba mais sobre o autor no site dele: http://www.jonsmith.net/
(em inglês)
Thanks for your kind words about my book. I'd like to see a Portuguese version of the book too! - that's something that the Publisher organises.
ResponderExcluirBest,
Jon
It´s an honour to have the Author´s comments on my blog. Thank you!
ResponderExcluir