ExpoManagement: Redes Sociais Corporativas - Laercio Cosentino



Até muito recentemente, o meio Corporativo trazia as inovações e ensinava a Sociedade. Principalmente em adoção de ferramentas de TI.
Pois bem. Mais recentemente, isso tem mudado, e é a Sociedade que passa ser inovadora em adotar ferramentas de TI e ensina as Empresas. As tais redes sociais na internet são o grande exemplo disso. Não é por acaso que as Empresas entraram no mundo das redes sociais para poderem estar mais juntas do consumidor e também aproveitá-las como outro meio de Marketing e Comunicação.

Laércio Cosentino, idealizador e presidente do Grupo Totvs, falou na ExpoManagement 2011 sobre "Redes Sociais Corporativas".

E antes que gere confusão, melhor explicar:
Não se trata de Corporações nas Redes Sociais já conhecidas, perfis no Facebook, Twitter, Orkut et caterva, como ferramenta de Marketing. Trata-se sim, de Redes Sociais desenvolvidas para as Corporações para realizar seu trabalho, sua atividade-fim.

Mas... as Empresas estão preparadas para atuar como Redes Sociais?

Redes Sociais não são hierárquicas. São baseadas na Relevância, não no poder hierárquico.
E isso não é fácil, principalmente para os Baby Boomers e Geração X. Mas a Geração Y (e depois a Z), chega ao ambiente de trabalho com conceitos de comunicação e interação tipo "rede". Assim eles interagem, assim eles trabalham. Não se adaptar a isso, vai significar que sua Empresa vai perder a habilidade de atrair e reter talentos jovens.

Antes íamos à universidade para aprender. Hoje vamos para compartilhar conhecimento. Todos tem algo a ensinar, inclusive ao professor.
Hoje os colaboradores são de fato Empregados Colaborativos. E as Empresas? Já são "Colaborativas"? Tem ferramentas que permitem o trabalho assim?

Hoje, um Colaborador chega de manhã no escritório da Empresa, liga o PC ou note, "loga" na rede, abre Outlook, "loga" no ERP, abre sites corporativos, etc. Enfim, interage com diversas ferramentas de trabalho de TI. 
Abre também, com ou sem autorização da empresa, seus links pessoais, site de banco, webmail pessoal e as tais redes-sociais-matadoras-de-tempo que todos conhecemos.

Pois bem. Segundo Cosentino, já existem ferramentas de Rede Social Corporativa, por "coincidência" a Totvs é um dos desenvolvedores, que reunem isso tudo em um sistema único: uma Rede Social "de Propósito", com um objetivo laboral.

O colaborador faz um único "login" e acessa a Rede Colaborativa da Empresa. 
Nela, que se apresenta com um jeitão igual qualquer rede social "aberta" (Facebook, Orkut, etc.). Lá ele encontra seus emails, principais links usados do ERP, sistema de gestão de pessoas, e outras ferramentas colaborativas. Tudo isso "filtrado" por uma política de acesso pre-estabelecida por perfil de cada usuário.

Veja algumas vantagens: sabe aquele arquivo de .ppt pesado que todo mundo da empresa tem uma cópia, que vive sendo atualizado, e você nunca sabe se está com a última versão  e que todos ocupam memória para a mesma cópia?
Então. Ela fica na rede colaborativa. Você acessa quando precisa, está "na nuvem", baixa para usar. O responsável por "criá-lo", atualiza sempre que necessário e todos que podem ter acesso , acessam a versão "certa".

A parte colaborativa é que é legal: alguém do comercial atualiza um perfil de cliente, todos (que tem autorização) podem ver a novidade. Quando um negócio é fechado os dados são compartilhados por todos os envolvidos necessários.

Quando alguém tem uma dúvida em um determinado processo, digamos reembolso de viagem a trabalho (afff...). Basta buscar na rede social a política e o procedimento via um "buscador". Ou se a dúvida persiste, você pode ver o link das FAQ (perguntas frequentes) do assunto. Ou ainda, postar a dúvida em um mural virtual e alguém que vê e sabe como ajudar, te ajuda via chat.

Clientes e Fornecedores também tem logins na rede e podem acessar informações de acordo com a política pre-estabelecida.

O lado "pessoal" também não é esquecido, os colaboradores ganham dois perfis internos: um Corporativo, 100% dedicado a informações e decisões do negócio e outro Pessoal. Mas um perfil Pessoal voltado à comunidade do trabalho, onde você pode postar comentários pessoais, fotos, dúvidas, sugestões de atividades sociais, combinar almoços, etc. Podendo se relacionar virtualmente com seus colegas, sem que a informação esteja em uma Rede Social Aberta, que além de tudo fica com todos os seus dados. Por isso é mais seguro para uma Empresa ter a sua Rede Social Corporativa.

Através dessa rede, eventos também podem ser organizados e acompanhados remotamente. Imagine um workshop em que nem todos podem estar presentes fisicamente, mas podem acompanhar na rede, com video ao vivo, chat, slide-share, etc.

Enfim, a Rede Social Corporativa é um "Shopping" de sistemas da empresa.

Resumindo, o conceito e idéias-chaves são:
. Os colaboradores já estão nas Redes Sociais (Abertas).
. Muitas vezes falando de assuntos (sigilosos) do negócio lá.
. As redes sociais (abertas ou não) geram colaboração e possibilidades maiores de interações de trabalho e troca de informações e conhecimento.
. Corporações não podem mais depender de informação e conhecimentos estanques, dispersos em sistemas distintos e não interconectados.
. Corporações não podem ter essa "colaboração" acontecendo em ambientes não-seguros e abertos.

As Redes Sociais Colaborativas Corporativas são o futuro dos sistemas de TI das Empresas. ERP, RH, CRM, email, chats,... tudo! vai migrar para Redes Sociais Corporativas.

Sacou?

Acompanhe o Laercio pelo Twitter no @L_Cosentino


Veja o resumo das outras palestras da ExpoManagement aqui.

J < / >.

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