Philip Kotler: Estratégias de Crescimento

   

Bem, as palestras do Prof. Philip Kotler são sempre uma aula. 
Na última edição da ExpoManagement ele falou de Estratégias de Crescimento.

Depois da crise de 2008, o maior desafio das Empresas passou a ser conseguir seguir crescendo, sobretudo nos mercados mais maduros. Segundo Kotler, a possibilidade de crescimento existe, dependendo das condições econômicas específicas de cada País e da capacidade de Marketing das Empresas. Kotler defende que existem 8 caminhos para crescimento, caminhos estes que nem são novidade, mas as Empresas tem se esquecido deles, ou negligenciado usá-los:

1) Aumentar Participação de Mercado – não baixando preços como instintivamente se pode crer, mas focando mercados e segmentos onde a Empresa tenha alta capacidade de atender bem.
2) Desenvolver Clientes Engajados – ter clientes satisfeitos não é o suficiente. Existem aqueles que se tornam fãs da marca, capazes de defendê-la. Esses clientes devem ser identificados e ‘trazidos para perto’, engajados, incluídos em experimentação de produtos ou até cocriação. Sentindo-se ‘donos’ da marca, alguns são capazes de colaborar até de graça.
3) Criar Marcas Poderosas – Marketing não é atividade apenas do Depto de Marketing. Todo e qualquer ponto de contato com consumidores faz Marketing. Esses pontos (pessoas!) devem ser reforçados.
4) Inovar Produtos e Experiências – não apenas inovações incrementais, de melhoria, mas inovações disruptivas também, sob risco de os concorrentes fazê-lo.
5) Expansão Internacional – a crise não afeta os Países/Regiões da mesma maneira, dependendo da indústria em questão. Busque mercados não ou mal explorados.
6) Aquisições, Fusões e Parcerias – mas cuidado com o risco de assumir compromissos desnecessários ou que não apresentem clara vantagem ou possibilidade de crescimento.
7) Responsabilidade Socio-ambiental – em momento de crise, pode ser vantajoso abraçar essas causas. Vale estudá-las.
8) Parceiras com Governos e ONGs – tudo a ver com o conceito de Marketing 3.0 do próprio Kotler.
Cabe às Empresas escolher algum, alguns ou todos esses caminhos para obter crescimento, de acordo com o cenário atual e SWOT de sua indústria específica. Todos os caminhos, Kotler ilustrou com exemplos ricos e com a didática peculiar desse que é considerado o Pai do Marketing moderno.
Professor Kotler sempre nos convidando a pensar. Grandes ideias e dicas!
Esses conceitos estão em seu último livro Marketing de Crescimento (Elsevier-Campus, 2013), escrito em parceria com seu irmão Milton Kotler. Vale conferir a resenha.

Confira a cobertura das demais palestras da ExpoManagement aqui.

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2 comentários:

  1. Uma possibilidade pouco explorada em tempos de crise é o crescimento por meio de produtividade.
    Nessas épocas, todos procuram panacéias milagrosas. Engajar-se para ter ganhos de produtividade é um exercício muitas vezes doloroso mas, que dá resultados sustentáveis.
    Uma certa montadora japonesa pratica isso desde a 2a guerra e sempre cresceu nos momentos de crise.

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    1. Sem dúvida, incrementos de produtividade são extremamente bem vindos em tempos de crise. No entanto, o que Kotler defende, no meu entendimento, é que antes de tudo, deve haver crescimento de vendas e/ou demanda para gerar mais receita. Ganhos de produtividade, garantiriam ganhos de lucratividade tbem que dps passada a crise, pode garantir crescimento adicional. Importante ponto que vc levantou.
      Grato pela colaboração.
      Abraço. :)

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