Segundo o prof. Clayton Christensen de Harvard, não há dúvida que a inovação é imprescindível para a saúde de qualquer empresa no médio prazo. No entanto, muitos são os mitos a esse respeito. Segundo ele, são 5 os principais Mitos da Inovação:
1. Inovação restringe-se à Tecnologia
Se fosse assim, empresas como Wall-mart e P&G não seriam referências de inovação. Sem dúvida essas empresas investem em tecnologia, mas sua principal contribuição inovadora é no Modelo de Negócios.
2. Mais recursos = mais inovação
Uma falácia. Na verdade a abundância de verbas leva ao desperdício. Todo empreendedor sabe que justamente a escassez é que leva a soluções originais. Portanto não precisa ser empresa grande para ser inovadora.
3. Apenas grandes inovações trazem sucesso
Não confundir "agitação" com "ação". Muitas inovações começam como sussurros. Difícil identificá-las no inicio, o que não significa que no médio prazo não tenham grande impacto. Olho nos sinais!
4. Inovação é aleatória
Na verdade ela segue padrões. Difíceis de notar em princípio, mas padrões.
5. Inovação não pode ser ensinada
A ideia do gênio criador é outra lenda. Se os padrões forem identificados, podem ser explicados e ensinados.
Segundo o prof. Christensen, 4 Mentalidades são essenciais para não se cair na ilusão desses mitos:
1. Critérios de mensuração diferentes
Medir inovação com a "régua" de sempre traz medidas equivocadas. Há que se reconhecer a incerteza da inovação e que portanto o retorno sobre o investimento deve ser diferente que em operações tradicionais.
2. Contar com a Incerteza
É tentador optar pela saída de menor risco (e menor retorno). Se o esforço é de inovação, deve se entender que o retorno pode ser maior, apesar de o risco também ser (muito) maior.
3. Fracasso pode ser positivo
Mesmo que em alguns passos, o esforço de inovação fracassar, certamente irá trazer ensinamentos. E isso certamente é mais valioso que o que se perde.
4. Escassez pode ser vantagem
"Escassez é a vantagem do Empreendedor". Em oposição à 'Maldição do Excesso de Capital'.
Essas novas mentalidades requerem, sem dúvida, mudanças de processos nas empresas e instituições. Para se pensar.
E você, concorda com as ideias de Christensen?
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