Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil - Leandro Narloch

Título: Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil
Autor: Leandro Narloch
Editora: Leya
Ano: 2009
Páginas: 319
ISBN/EAN: 9-788562-936067

Nesse momento de lançamento de 1822 de Laurentino Gomes, matéria na Veja ("Um passado bem presente", edição #2181 de 08/Set/10, pág.146) falando de livros de História "jornalística" do Brasil, bem oportuno falar do "Guia" do Narloch.

Em poucas palavras, o livro pode ser considerado um "Freakonomics" da História do Brasil. Narloch desmistifica alguns mitos e lugares-comuns de nossa história, apresentando evidências e fatos novos e até curiosos tais como:

. Zumbi tinha escravos.
. Santos Dumond não inventou o avião.
. João Goulart favorecia empreiteiras.
. A origem da feijoada é européia.
. Aleijadinho é um personagem literário.
. Quem matou mais índios foram os próprios índios.
. Machado de Assis foi censor do Império.
. José de Alencar era contra a Abolição.
. Graciliano Ramos afirmava que o futebol era modismo estrangeiro que jamais "pegaria" no Brasil.
. Gilberto Freyre admirava a Klu Klux Klan.
. Gregório de Matos era um dedo-duro.
. O Samba nasceu de influências estrangeiras.

A Guerra do Paraguai então, toda aquela lenda que o País era um exemplo de Édem de desenvolvimento e prosperidade na América do Sul que o Brasil, manipulado pela Inglaterra, destruiu, chegando a aniquilar 95% da população masculina, reduzindo a uns poucos velhos, viúvas e órfãos, vem por água abaixo.

Interessante é que Leandro levanta lebre de como de fato é a "história da História" no mundo: ela sempre é contada por quem "vence" e muitas vezes falsos nacionalismos escondem idéias-conceito até um pouco subversivas.

A versão que a maioria de nós aprendeu na escola ou aprendia até pouco tempo atrás, da Guerra do Paraguai é um excelente exemplo disso.
Durante o governo militar, preocupado em analtecer as vitórias patrióticas do século anterior, a versão ensinada nas escolas, muitas vezes por professores ironicamente de formação e tendências esquerdistas, mostrava a superioridade brasileira, mas deixava implícito como uma força militarista e manipulada por imperialistas estrangeiros acabou com um paraíso democrático e genuíno sulamericano. Fazendo um paralelo com a militância da esquerda no continente, e a luta armada contra a repressão de direita suportada pelo imperalismo norteamericano. Ou seja, criando um sentimento de "simpatia" pelo pobre Paraguai do passado com extensão à simpatia pelo movimento de esquerda moderno. Bem interessante.


A própria introdução do livro, com a "História do País X" é ótima!

Leandro Narloch cria um enredo de um parágrafo, cheio de lugares-comuns e clichés de história de Países Sulamericanos que basta preencher as "lacunas X" com o nome do País Sulamericano e as "lacunas Y" com o de algum Império Colonial Estrangeiro e pronto: tem-se um resumo da história do País X politicamente correta. Genial!

Mais infos no blog do autor:

< / >.

2 comentários:

  1. Estou lendo este livro. Pra quem curte a hisória do país, é um prato cheio de coisas que nos foi apresentada e que nunca fez mto sentido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário, ANGELA.
      De fato é ótima leitura e traz bastante fatos novos e curiosos.
      :)
      < / >.

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)