ExpoManagement: Superfreakonomics e os Negócios - Steven Levitt



O co-autor de Freakonomics e Superfrekonomics, o economista Steven Levitt, palestrou no ExpoManagement 2010 contanto alguns dos "causos" de seus 2 livros.
Evidente que não vamos conta-los aqui, mas vale citar alguns: a queda da criminalidade em virtude da liberação do aborto, o tráfego de drogas como franquia, as pesquisas monetárias com micos.

Uma pérola da simplicidade que usou é "uma BOA idéia vale mais que várias más idéias." 
E "tudo é uma questão de incentivos".

Talvez o que mais agregou na palestra, além do jeito todo peculiar de Steven contar os "causos" que não deixa dúvida que se trata de um ótimo story teller, foi como o autor acabou economista formado em Harvard e PhD no MIT sendo péssimo aluno de matemática. Evidente que esse "causo" autobiográfico não deixaria de ter seus lados hilários, intuitivos e de contra-senso.

Em poucas palavras, ao chegar ao MIT já não conseguia mais esconder sua deficiência em matemática, não conseguindo distringuir nem a notação matemática entre Derivada e Derivada Parcial. Por outro lado, o MIT tinha dificuldades em desligar um aluno, devido ao brio próprio e a burocracia. Os professores em conjunto queriam desligá-lo, mas individualmente nenhum deles queria a tarefa. Nesse momento Steven, segundo o próprio, pensou em desistir. Mas foi seu pai, famoso médico, que o compeliu a continuar. Segundo o Doutor Levitt (pai) ele também teve dificuldades e sorte em se graduar. Mas quando foi se dedicar à pesquisa, o mesmo problema: foi orientado pelo seu superior que não tinha mínima condição de seguir na carreira acadêmica em pesquisa. Salvo uma única chance: se dedicar a uma área de estudo que nenhum outro colega tinha interesse: gases intestinais. Assim Dr. Levitt (pai) se tornou o maior especialista americano em... peido!
Portanto, Steven resolveu dedicar-se a toda Economia não-matemática. Justamente o que o levou ao Freakonomics.

Conclusivamente, ele também descreveu de suas próprias experiências, porque um Economista Consultor não se dá bem com Empresas é porque pesquisadores buscam respostas exatas para poucas perguntas e muitas vezes não tem respostas. Já nas empresas, são inúmeras perguntas a toda hora e SEMPRE existem respostas. Certas ou não.
Segundo Levitt, nas Empresas ninguém aprende porque acham que sabem de tudo.

Por fim ele nos propõe, executivos a fazer duas coisas ao menos uma vez na vida empresarial:
- dizer que não sabe.
- dar um feed-back a alguém que tomou uma decisão, dizendo se foi acertada ou não.

Esse é o Steven Levitt. Sempre surpreendendo pela simplicidade e pelo inusitado.

Mais informações, no portal da HSM:


Veja o resumo das outras palestras da ExpoManagement aqui.

< / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)