Autor: Carolina Lima
Editora: Novatec
Ano: 2011
Páginas: 160
ISBN/EAN: 9-788575-222737
Editora: Novatec
Ano: 2011
Páginas: 160
ISBN/EAN: 9-788575-222737
"Um manual sobre o que as corporações não devem fazer em sua comunicação no Twitter" diz o subtítulo.
Com o crescimento da importância das mídias e redes sociais para as empresas, um bom manual que ensine como usar o Twitter corporativo sem quebrar a cara era necessário. Como Acabar com sua #empresa em apenas 140 Caracteres da publicitária Carolina Lima cumpre bem essa finalidade.
Além de explicar o conceito da ferramenta Twitter para até os mais leigos entenderem, o livro orienta como usá-lo e principalmente como não usá-lo, não somente como perfil corporativo, quanto como pessoal, quando a pessoa se identifica como funcionário ou representante de determinada empresa ou marca.
Muito bom. São várias dicas e casos brasileiros bem recentes.
Ideal para quem pretende iniciar ou está iniciando um perfil de uma empresa no Twitter.
Destaque para o capítulo 8 que lista 20 coisas a não fazer no perfil corporativo de sua empresa no Twitter:
1. Use scripts para conseguir seguidores artificialmente.
2. Envie tweets a cada segundo, encha o timeline de seus seguidores.
3. Faça spam.
4. Poste semanalmente ou mensalmente apenas.
5. Deixe quem lhe segue sem resposta ou em dúvida.
6. Responda dúvidas ou reclamações com um número de SAC.
7. Seja irônico ou grosseiro quando provocado ou receber uma reclamação.
8. Use layout e avatar padrão do Twitter.
9. #use #muitas #e #diversas #hastags.
10. Desabafe com tweets de 14mil caracteres.
11. Por obséquio, utilize uma linguagem demasiadamente culta.
12. Fale usando "miguxês" axim q eh mais lekau.
13. Fale gritando usando CAPS LOCK!
14. Abuse da pontuação repetida.......!!!!
15. Fale em 1a pessoa.
16. Seja irrelevante.
17. Não use redutor de URL, gaste os preciosos 140 caracteres com links longos.
18. Use o Twitter com se fosse um chat público e pessoal.
19. Fale em duplo sentido.
20. Desrespeite a ortografia, acentuação e pontuação.
Destaque para o capítulo 8 que lista 20 coisas a não fazer no perfil corporativo de sua empresa no Twitter:
1. Use scripts para conseguir seguidores artificialmente.
2. Envie tweets a cada segundo, encha o timeline de seus seguidores.
3. Faça spam.
4. Poste semanalmente ou mensalmente apenas.
5. Deixe quem lhe segue sem resposta ou em dúvida.
6. Responda dúvidas ou reclamações com um número de SAC.
7. Seja irônico ou grosseiro quando provocado ou receber uma reclamação.
8. Use layout e avatar padrão do Twitter.
9. #use #muitas #e #diversas #hastags.
10. Desabafe com tweets de 14mil caracteres.
11. Por obséquio, utilize uma linguagem demasiadamente culta.
12. Fale usando "miguxês" axim q eh mais lekau.
13. Fale gritando usando CAPS LOCK!
14. Abuse da pontuação repetida.......!!!!
15. Fale em 1a pessoa.
16. Seja irrelevante.
17. Não use redutor de URL, gaste os preciosos 140 caracteres com links longos.
18. Use o Twitter com se fosse um chat público e pessoal.
19. Fale em duplo sentido.
20. Desrespeite a ortografia, acentuação e pontuação.
O livro dá também algumas dicas de procedimentos frente a crises deflagradas via Twitter ou online em geral, e encerra com uma lista de 140 aplicativos úteis para usar melhor essa mídia social.
Simples, direto, fácil de ler. Recomendo.
Junto com "Twitter, Chiclete e Camisinha" de Tagil Ramos, forma uma dupla de livros essenciais para quem está começando no Twitter ou está administrando o perfil corporativo de uma empresa. A diferença é que Carolina estreita o escopo no uso corporativo, aprofundando mais nesse particular, enquanto Tagil aborda um escopo mais amplo, sobre o uso do Twitter em geral.
Mais informações sobre a autora, no twitter evidentemente: @CadyWitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)