Primeiro o Arroz


Seth Godin, estudioso do Marketing, autor de, entre outros livros, A Vaca Roxa, postou em seu blog nessa semana um assunto interessante.

Nos restaurantes japoneses, os cozinheiros-auxiliares passam meses, se não anos, apenas preparando o arroz para o Sushiman e Chef principal.

Se o arroz não estiver bom, tanto faz o quão exótico e inovador o seu sushi. O mal arroz o estraga.

A maioria dos sites e blogs que tratam de Marketing assumem que seus leitores já sabem "fazer o arroz"; que entendem de direitos autorais, design gráfico, que tem experiência em mensurar retornos das campanhas; que já venderam muito; que tem empatia inata com o que os consumidores querem e pensam e que sabem como montar um case atrativo para o que acreditam.

Frequentemente pulamos para o novo, o inusitado, falhando em sermos bons no básico e importante.

Confira o post na íntegra aqui.

O tema me fez lembrar de um ex-Chefe e grande Amigo, que costuma dizer que todo mundo tem uma ótima receita de Strogonoff. Uma mais inovadora que a outra. Com vodka, com conhaque, creme de leite fresco (nem sei se vai mesmo ou não...), outros partem para variações de frango ou camarrão, etc. E quando as pessoas se juntam para fazer um Strogonoff, todos dão pitaco e querem "aparecer" mais que os outros com suas dicas e inovações. Normalmente se esquecem de fazer o arroz, que em teoria é super simples, comum e trivial. Mas SEM o arroz o Strogonoff, por melhor que seja, falha.
Pois é, dizia. Todo mundo quer fazer o Strogonoff e aparecer e ganhar reconhecimento, mas ninguém quer fazer o arroz. Mas se no final o arroz não é feito, ou é mal-feito, toda a refeição é perdida.

Nas empresas é a mesma coisa. Quem faz o "arroz" na sua Empresa? 

Portanto, antes de inovar com sua receita de Strogonoff da moda, não se esqueça de certificar-se que seu "arroz" está a contento.
Faça como os auxiliares do Sushiman: só partam para cortar o peixe quando já estejam seguros que sabem fazer o arroz bem.

Falando nisso, tem algo queimando lá na panela... fui!

J < / >.



2 comentários:

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