Nietzsche para Estressados - Allan Percy

Título: Nietzsche para Estressados
Autor: Allan Percy
Tradução de: Nietzsche para Estresados
Editora: Sextante
Ano: 2009
Páginas: 108
ISBN/EAN: 9-788575-426432
Avaliação < / >. : «««

Sim, é um livro de Auto-ajuda, estilo que não é minha praia, absolutamente.

Com o devido respeito, costumo dizer que livro de auto-ajuda funciona... para o Autor. Ajuda um bocado nas finanças dele quando o livro "emplaca" (tá na hora de eu escrever um e ganhar uns trocados... J). 
Já para os leitores... bom, ai sua eficácia é questionável.
Mas não estamos aqui para falar de livros de  Auto-ajuda, mas sim do livro em si.

Pois bem. Sendo um livro que aborda Filosofia, ou pelo menos envolve idéias de um importante Filósofo com preocupações do dia-a-dia, me interessei. Ainda mais o dificílimo-de-se-ler Nietzsche.

Confesso que me surpreendi positivamente.


Sugiro ler a última parte - "anexo" - primeiro. Ela explica o conceito de Filósofos Terapeutas. Um conceito novo, ao menos para mim. Quando temos problemas físicos ou emocionais procuramos normalmente tratamentos medicinais ou psicológicos. Isso conhecemos bem. Já a Terapêutica Filosófica auxilia as pessoas com problemas (ou pseudo-problemas) emocionais a primeiro entender a Vida e o Mundo - sob o olhar da Filosofia - para então entender seus problemas pessoais. "Qualquer pessoa pode sofrer angústia emocional ao tentar entender o mundo e não deve ser considerada doente por isso. Todos nós sofremos com esse sentimento em algum momento" cita o livro. 


O conceito é: se pudermos entender o Mundo e a Vida, seja sob a ótica de qualquer filosofia, mas fácil fica entender nossa existência pessoal e nossos problemas nesse contexto.

Allan Percy faz uma boa "leitura" das preocupações da atual vida urbana, sob a ótica das idéias filosóficas de Nietzsche, buscando nelas soluções, ou ao menos posturas mais realistas sobre o conceito de felicidade.

São 99 sacadas em uma leitura bem direta e simples.

Para saber mais sobre o Filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, clique.


Bom, agora...
"-Tá estressado? Vamos pescar!" ... ou ler!


Abraços a todos!


J < / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)