ExpoManagement: A Ciência no Novo Brasil - Miguel Nicolelis

    
(foto: HSM)

O prof. Miguel Nicolelis, famoso neurofisiologista brasileiro, contou na ExpoManagement 2012, um pouco de suas experiências em sua especialidade, principalmente no esforço em fazer paraplégicos poderem voltar a andar.

Segundo Nicolelis, a grande fronteira atual da humanidade está no cérebro humano. Estudando o funcionamento do nosso cérebro, Nicolelis e seus colegas de pesquisa da Duke University, descobriram que se conectarmos nosso cérebro diretamente a máquinas especialmente construídas para essa finalidade, é possível "compensar" deficiências físicas adquiridas, como perda de movimentos e tato. Isso porque quando as terminações nervosas de nosso cérebro não foram afetadas, ele continua com a habilidade de comandar movimentos, sentir e perceber. Usando primatas em experimentos, eles já foram capazes de fazê-los comandar apenas com o cérebro, movimentos de braços mecânicos, inclusive com respostas táteis. Ou seja, mesmo sem usar seus braços naturais, conectados a braços mecânicos, os macacos foram capazes de "sentir" tato e comandar esses braços mecânicos a realizarem ações como se fossem seus braços naturais usando apenas decisões do cérebro.

O atual conceito de eletrônica de MMI (Man-to-Machine Interface), Interface Homem-máquina, evolui para o BMI (Brain-to-Machine Interface), Interface Cérebro-máquina. Ou seja teremos em um futuro de médio prazo, máquinas comandadas por nossos pensamentos (medo!).

Do ponto de vista prático, isso significa que no futuro, pessoas que sofrerem lesões inabilitantes, amputações, etc, desde que equipadas adequadamente, poderão voltar a sentir tato e comandar braços e pernas mecânicas apenas com o cérebro, quase como pessoas sem deficiência alguma.



Nicolelis também colabora em um projeto chamado WalkAgain que objetiva exatamente fazer humanos deficientes voltarem a andar. Um dos objetivos é no jogo de abertura da Copa de 2014, o pontapé inicial ser dado justamente por um jovem paraplégico brasileiro vestindo um exoesqueleto inteligente ligado diretamente a seu cérebro. Genial hein!



Saiba mais sobre os trabalhos de Nicolelis no site do projeto WalkAgain ou pelo twitter.


Acompanhe a cobertura das demais palestras da ExpoManagement 2012 aqui.
:)
< / >.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)