Vicente Falconi: Gestão Eficaz

 

O Prof. Vicente Falconi é, acima de tudo, um story teller nato, "mineiro gosta de contar causos" segundo ele próprio. Em uma conversa aberta na ExpoManagement, falou sobre suas diversas experiências de Gestão Eficaz, fruto de sua vasta vivência acadêmica e executiva.

Segundo Falconi, são necessárias apenas 3 coisas fundamentais para se obter bons resultados:

1. Liderança
2. Conhecimento Técnico
3. Método

E o terceiro item, Método, é crucial.

Você pode tocar uma empresa com Liderança e Conhecimento Técnico aprofundado, mas com Método você "arrebenta a boca do balão" nas palavras de Falconi. 

E Método é sempre um tema difícil, principalmente no Brasil. Não temos a cultura, o hábito do Método. Somos culturalmente fascinados pela Liderança Carismática. Estamos até acostumados com a Liderança Ditatorial, por mais que não a gostemos, sabemos viver com ela. O Conhecimento Técnico também nos atrai, nos dá a sensação de estarmos no caminho certo, confiança. Mas não temos a cultura do Método. Somos indisciplinados por natureza, temos medo de seguir um mesmo caminho por muito tempo. Acostumados com a incerteza, com a crise, tendemos a achar que seguir um mesmo caminho por muito tempo, nos leva ao fracasso. Por isso fugimos naturalmente no Brasil dos métodos, da disciplina.

Precisamos criar a cultura do Método, nos aculturarmos a ele. Obviamente isso não se dá de um momento para outro. Todo ser humano tem sua cota diária de aprendizado, uns mais, outros menos, mas não se pode aprender mais que um certo limite de coisas por dia (Maslow). Porém, deixar de aprender sua cota diária é perda de tempo. A cota não aprendida hoje, nunca mais você recupera, dado que a vida é finita.
O importante, segundo Falconi, é manter o aprendizado constante na vida, porque o entusiasmo do crescimento pode ser danoso no final. Por isso, as Metas devem ser estabelecidas com base nas lacunas de oportunidades e todo Plano de Ação deve ter em seus itens um Aprendizado necessário. Um Plano de Ação que não identifica quais os principais fatores de bloqueio para se chegar as metas, não é um plano de nada. E entre esses fatores deve sempre haver pontos de Aprendizado. Quais coisas devemos como organização aprender para chegar às Metas (bem Rumelt isso).

Brasileiros, adoramos a Intuição. Mesmo a Intuição, segundo Falconi, é válida dentro de um plano Cartesiano. Porém, não pode ser aceita como premissa validada per si, precisa ser tratada como hipótese e como toda hipótese deve ser testada e validada ou invalidada. Uma questão de Método portanto.

O mais difícil segundo Falconi é mudar as pessoas que tem medo do Método.

Quer fazer mudanças? Comece então com quem está afim. Os céticos você pode deixar de lado. Cedo ou tarde eles entram ou simplesmente abandonam o barco (ou são convidados a abandoná-lo).

Confira a cobertura das demais palestras da ExpoManagement aqui.

< / >.
 

2 comentários:

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)